Globo contrata Inteligência Artificial para a jornada de mediatech
Uma das estratégias da Globo na evolução da sua trajetória mediatech – em que a inovação tecnológica é um pilar fundamental para todas as frentes de negócios – é desenvolver projetos com importantes institutos de pesquisa, assim como a recém-firmada parceria com o Centro Pi, o Centro de Projetos e Inovação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA. O trabalho tem como foco a extração automática e o enriquecimento de metadados a partir de modelos de inteligência artificial, e poderá apoiar a Globo nos seus desafios de negócio, permitindo melhorias nos seus sistemas de recomendação.
Os pesquisadores do Centro Pi trabalharam no enriquecimento dos dados providenciados pela Globo, compilando e agregando múltiplas bases de metadados para construir o sistema – foram mais de 1,5 milhão de filmes e séries. Com base nessa vastidão de informações, o grupo desenvolveu algoritmos de machine learning a fim de extrair palavras-chaves capazes de caracterizar cada um dos títulos de maneira acurada e extensiva. Para que fosse possível relacionar conteúdos com mais precisão, as palavras-chave foram distribuídas em diferentes categorias, como gênero, temas, estrutura técnica, pessoas envolvidas, lugares retratados e muito mais.
Assim, como aplicação dessas descrições, a equipe do Centro Pi criou métodos de recomendação de títulos a partir de palavras-chave e outras informações técnicas disponíveis. “Nosso objetivo, em primeiro lugar, era extrair um entendimento profundo de uma imensa quantidade de informações e, a partir disso, fazer um sistema de recomendação consistente e interpretável que gerará valor ao público consumidor da Globo”, comenta Paulo Orenstein, pesquisador do IMPA.
“Ter uma base ampla de metadados de conteúdos é fundamental para nosso negócio, e poder incrementar essa base por meio da extração automática é um grande avanço. Além disso, estabelecer parcerias com centros de pesquisa relevantes, como é o caso do IMPA, acelera o desenvolvimento e traz muito valor às nossas soluções baseadas em dados”, completa o diretor de Estratégia Corporativa e Arquitetura da Globo, Carlos Octávio Queiroz.