Globo planeja 16 canais operados 100% na nuvem até dezembro
A Globo é a ‘Customer of the Year Award’ (Prêmio de Cliente do Ano) do Google Cloud, e de acordo, com Raymundo Barros, diretor de Estratégia e Tecnologia da Globo, a premiação celebra a colaboração firmada, em abril de 2021, entre as empresas na jornada de cloud computing.
“A migração para a nuvem de conteúdo dos nossos canais pagos é um deles. A expectativa é de que, até o fim do ano, tenhamos 16 canais operados na nuvem. Em 2022, atingimos o marco de 100 eventos esportivos em cloud computing e, esse ano, devemos fazer mais de 300. Nossas plataformas e produtos digitais também já operam na nuvem. A evolução nessa jornada é contínua”, adiantou Barros.
A parceria começou em abril de 2021, quando a Globo passou a utilizar a experiência do Google Cloud em gerenciamento de dados, inteligência artificial e machine learning, assim como sua infraestrutura global. No fim de 2022, foram lançados os dois primeiros canais Fast – Receitas e ge – ambos com operação na nuvem. Em maio, começou a migração do playout dos canais pagos.
A parceria também tem impacto direto no media supply chain, com a migração de processos de produção e distribuição de conteúdo. Estas ações trouxeram um crescimento no volume de consumo de dados em mais de 10 vezes nos últimos 12 meses, trazendo benefícios para a empresa e ao consumidor final.