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Globo usa IA, Machine Learning e Ciência de dados para mitigar falhas nas plataformas de streaming

A Globo selou uma parceria com a startup HeadSpin, especializada em inteligência de experiência digital orientada a ciência dos dados. As empresas vão oferecer uma solução de automação de testes conduzida em tempo real e com utilização de inteligência artificial e machine learning para identificar e mitigar falhas sistêmicas de acesso a plataformas de streaming de vídeo em smart TVs. 

O product-market fit – produto que satisfaz a real necessidade do mercado em que está inserido – foi desenvolvido a partir da experiência com o Globoplay, em um trabalho conjunto entre o time de tecnologia da Globo e a equipe da HeadSpin. O produto já está sendo utilizado pela Globo e será comercializado em breve para outros players da indústria de mídia. Com atuação no Vale do Silício desde 2019, com o objetivo de identificar startups de alta performance para o desenvolvimento de parcerias e soluções para seu negócio, a Globo, por meio dessa parceria com a startup, reafirma sua presença no ecossistema mundial de inovação.

“O produto foi desenvolvido em aproximadamente oito meses, com os times da Globo e da HeadSpin trabalhando de forma colaborativa e integrada. Logo percebemos que a demanda do Globoplay era uma necessidade real de outras empresas de mídia, especialmente aquelas que atuam no streaming, e decidimos aproveitar a oportunidade de negócios”, explica Carlos Moreira, diretor de Ecossistema & Parcerias Internacionais da Globo no Hub do Vale do Silício.

O CEO da headSpin, Rajeev Butani, diz que a Globo está impulsionando seu crescimento omnichannel no Brasil e no mundo e buscava um parceiro tecnológico para aperfeiçoar sua experiência de streaming em múltiplas localidades e dispositivos e encontrou a HeadSpin. “A Globo está evoluindo seus produtos para obter mais envolvimento do usuário em dispositivos como smartTVs e celulares”, destaca.

Vale do Silício


A área, localizada no Vale do Silício, na California, desde 2019, tem como objetivo construir um deal flow de empresas de tecnologia com os diversos times da Globo, endereçando os desafios do crescimento no ambiente digital. Essa atividade visa, fundamentalmente, à criação de benefícios econômicos, além de ganho de qualidade da experiência de usuários e marcas nas plataformas da Globo.

A originação de negócios vem do network em expansão com os principais fundos de Venture Capital e aceleradoras ao redor do mundo. Como consequência, a Globo ganha uma força de benchmarking e estudo de melhores práticas dentro da indústria de mídia, e a Globo Ventures acessa um universo internacional de empresas altamente qualificadas. Em 2021, após mais de um ano em modo stealth (estado de sigilo temporário), foi lançado o Globo Partner Program para a captação dessas startups. Desde então, o hub já trabalhou com mais de 90 parceiros. 

 

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