Google Cloud declara guerra ao Azure, da Microsoft
Em guerra pela liderança global da inteligência artificial, o Google também sai da zona de conforto e ataca um dos seus rivais em computação em nuvem: a Microsoft. ” “A Microsoft definitivamente tem uma postura muito anticompetitiva na nuvem. Eles estão aproveitando muito de seu domínio nos negócios locais, bem como no Office 365 e no Windows, para amarrar o Azure e o restante dos serviços em nuvem e dificultar o acesso dos clientes escolha”, afirmou o vice-presidente do Google Cloud, Amit Zavery, em entrevista à Agência Reuters.
O executivo foi além: “Não estamos falando sobre o Google. É a nuvem. A premissa com a nuvem era ter uma maneira aberta e flexível de implantar seu software e oferecer aos clientes mais opções para que pudessem executar seu software em qualquer lugar que escolherem de uma maneira muito mais fácil”, adicionou. O Google Cloud comentou as ações anticompetitivas da Microsoft na ação que a Comissão Europeia está fazendo para investigar o domínio das big techs no mercado de computação em nuvem.
Em resposta, a Microsoft referiu-se a uma postagem de blog, feita em maio do ano passado, onde seu presidente, Brad Smith, disse que “tem uma posição saudável de número dois quando se trata de serviços em nuvem, com pouco mais de 20% de participação de mercado nas receitas globais de serviços em nuvem”. No ranking global, AWS é a líder, Microsoft em segundo e Google Cloud em terceiro lugar. Procurada pela Reuters, a Comissão Europeia não quis comentar o embate entre os fornecedores.