Huawei cloud: maior parte das empresas está longe de ser nativa na nuvem
A Huawei Cloud defende que as empresas precisam se aprofundar no conceito de nuvem para alcançar a transformação digital. No Huawei Cloud COMPASS 2023, Bruno Zhang, CTO da Huawei Cloud, disse que “não é apenas sobre migrar os serviços do local para a nuvem, mas aproveitar as tecnologias nativas da nuvem para implementar a transformação nativa da nuvem corporativa. ‘Pensar cloud native, agir cloud native’ é um critério importante na era da transformação digital”, pontuou.
A provedora sustenta que ser nativo da nuvem é crítico e também uma jornada gradual. As empresas que estão migrando para a nuvem devem considerar cada etapa, bem como a seleção de parceiros, colaboração multinuvem, gerenciamento preciso (Lean), segurança de dados e estabilidade do serviço.
O código aberto é uma alternativa e a Huawei Cloud tem sido defensora e líder de tecnologias de open source. Em 2015, a Huawei Cloud participou da criação da CNCF, sendo a única integrante fundadora da Ásia. A Huawei desenvolveu e cedeu o KubeEdge, o primeiro projeto de computação em borda nativa da nuvem da CNCF; o Volcano, primeiro projeto de computação em lote nativa da nuvem da CNCF; o Karmada, primeiro projeto de orquestração de containers multinuvem nativa da nuvem da CNCF; e o Kurator, primeiro pacote de código aberto nativo da nuvem distribuída do setor.
A Huawei Cloud também lançou o UCS, o primeiro serviço nativo da nuvem distribuído do mundo, para que os clientes gerenciem seus serviços nativos da nuvem distribuídos em qualquer lugar. Nativo da nuvem não é apenas uma tecnologia, mas também uma mentalidade. Serviços ágeis e inovadores conduzirão mudanças profundas em operações, estrutura organizacional e inovação de empresas. Seguindo a estratégia de Everything-as-a-Service, a Huawei Cloud está pronta para ajudar as empresas a migrar, usar e gerenciar melhor a nuvem com serviços nativos de nuvem completos, permitindo inovação e operações simples com a nuvem.
Popularidade do ChatGPT
O ChatGPT está em todas as regiões do planeta. Sua popularidade deve-se tanto à inovação do algoritmo quanto à orquestração e programação unificadas de recursos de computação em larga escala fornecidos pela nuvem. De acordo com a equipe de engenheiros da OpenAI, eles implementaram clusters de Kubernetes nativos da nuvem executando 7.500 nós para criar infraestrutura escalável para grandes modelos e pesquisa rápida de iteração em pequena escala. O nativo da nuvem desempenha um papel cada vez mais importante na aceleração da inovação.
Em 2013, Matt Stine, engenheiro de software da Pivotal, propôs pela primeira vez o conceito de nativo da nuvem. Em 2015, o estabelecimento da Cloud Native Computing Foundation (CNCF) marcou o início do desenvolvimento sistemático do nativo da nuvem, e também a mudança de centrado em recursos para centrado em aplicações.
O conceito de nativo da nuvem deu origem a uma nova geração de tecnologias em nuvem e produtos representados por DevOps, microsserviços e containers. Essas novas tecnologias e produtos criam vantagens, como desenvolvimento ágil, recursos eficientes, serviços inteligentes e experiência otimizada.
Hoje, o nativo da nuvem está sendo implementado em escala em diversas áreas como renderização em tempo real online para transmissão ao vivo, sistemas bancários centrais distribuídos e plataformas de Internet dos Veículos (IoV). Elas são práticas piloto do setor baseadas em tecnologias nativas da nuvem.
Segundo a Gartner, mais de 95% das novas cargas de trabalho digitais serão implementadas em plataformas nativas da nuvem até 2025, em comparação com apenas 30% em 2021. O nativo da nuvem é para a liderança empresarial o que os containers de transporte de cargas são para a logística moderna.
No entanto, vale ressaltar que a maioria das empresas ainda desconhece a importância do nativo da nuvem. Elas param no processo de migração de aplicações de servidores de data center offline para VMs em nuvem e no uso dos serviços em nuvem.
Embora sua eficiência e desempenho melhorem graças à O&M centralizada e aos recursos elásticos fornecidos pela nuvem, elas não conseguem dar um passo adiante na transformação digital porque mudam apenas a maneira como os recursos de infraestrutura de TI são provisionados, mas não a mentalidade e as arquiteturas tradicionais de TI. Assista ao vídeo produzido pela Huawei Cloud sobre ser nativo na nuvem.