IA já influencia investimentos de nuvem corporativa
As vendas globais de switches para data centers bateram níveis recordes pelo quinto trimestre consecutivo. E pela primeira vez em cinco anos, a maior parte do crescimento durante o trimestre foi impulsionada por empresas e não por provedores de serviços de nuvem
“O desempenho do mercado continua em alta, impulsionado pela liberação de uma carteira de pedidos substancial. A maior parte desta carteira provém de pedidos feitos após os aumentos de preços de tabela implementados pela maioria dos fornecedores há mais de um ano, disse Sameh Boujelbene, vice-presidente da empresa de pesquisas Dell’Oro.
“Além disso, uma parcela maior das remessas do segundo trimestre foi destinada a empresas, resultando em um mix de produtos favorável com preços mais elevados em comparação com as remessas para provedores de nuvem, já que muitos deles começaram a entrar em uma fase de digestão após vários trimestres de gastos robustos.”
Além disso, existe um sentimento de urgência à medida que se apressam em construir infraestruturas de Inteligência Artificial (IA) de ponta para acomodar grandes cargas de trabalho de IA emergentes. Esses investimentos em infraestrutura de IA parecem estar desviando o orçamento das redes front-end tradicionais que normalmente suportam cargas de trabalho de uso geral, aponta o Dell’Oro.
Ainda em relação ao segundo trimestre de 2023, Arista, Cisco e HPE capturaram a maior parte do crescimento da receita e conseguiram ganhar participação na receita durante o trimestre. Geograficamente, o crescimento das vendas foi generalizado em todas as regiões, exceto na China.
Impulsionadas ainda mais por aplicações de IA, as remessas de switches de 200 Gbps e 400 Gbps constituíram aproximadamente 25% da receita e 20% do total de remessas. Embora Google, Amazon, Microsoft e Meta continuem a impulsionar a maioria das implantações, observamos um número crescente de remessas direcionadas a provedores de serviços de nuvem de nível 2/3 e grandes empresas.