IFMG elege nuvem da Huawei para transformação digital
O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) escolheu a Huawei entre os três provedores do contrato governamental definido para vários órgãos públicos e vem se beneficiando das vantagens de serviços customizados na nuvem para modernização de seus sistemas. Rogério Lopes Silva, diretor-substituto de infraestrutura do IFMG, afirmou que atualmente estão na nuvem a plataforma de ensino à distância Moodle e o SEI – Sistema Eletrônico de Informação, e um novo conjunto de projetos e migrações está na fila.
“[O Moodle] é um sistema crítico mesmo depois da pandemia. Hoje usamos como complemento de conteúdo ou para cursos rápidos. A plataforma tem uma sazonalidade de acesso e para isso a nuvem atende bem, pois não conseguiríamos mais crescer nosso ambiente”, disse. “A nuvem reduziu os investimentos para oferecermos esse serviço de forma mais rápida e com maior qualidade. Usamos o Moodle na nuvem e serviços customizados da Huawei”, acrescentou.
O IFMG foi criado em 2008 com cinco unidades e hoje soma 18. “Os institutos foram criados para atender à demanda que as grandes universidades federais não conseguiam e expandir a educação tecnológica pelo interior do País com cursos técnicos, superior e pós-graduação lato e stricto sensu”, diz Lopes. Como apoio tecnológico, o IFMG usa a plataforma de ensino à distância Moodle, que conta com mais de 12 campi e 15 mil usuários ativos.
Outra migração no âmbito do projeto de transformação digital iniciado em 2017 foi o SEI – Sistema Eletrônico de Informação. Agora, um novo conjunto de projetos e migrações para a nuvem está na fila. Entre eles, o SUAP (patrimônio e almoxarifado), Sisplan (processamento de compras), IFMG Portal e SIGAE. “Está prevista ainda a implementação do IPV6, além de melhorias. O contrato do governo tem três provedores de nuvem. Escolhemos a Huawei pela facilidade de ter uma máquina na nuvem, melhor desempenho e facilidade de comunicação”, concluiu o diretor do IFMG.