Infraestrutura para aplicativos escreve o futuro da nuvem
A nuvem vai responder por 14,2% do total de gastos corporativos com TI em 2024, ante 9,1% em 2020, pontua o Gartner. “A pandemia validou a proposta de valor da nuvem, com o aumento significativo de cloud e da transformação dos negócios em digital. A nuvem pública cresceu com a Covid-19”, sentencia Sid Nag, vice-presidente de pesquisa do Gartner.
A modalidade software como serviço (SaaS) segue sendo o maior segmento de mercado e com previsão de crescimento para US$ 117,7 bilhões em 2021, mas os serviços de cloud para infraestrutura de aplicativos (PaaS) ganham uma projeção de crescimento de 26,6%. O aumento do consumo de PaaS é impulsionado pela necessidade de funcionários remotos terem acesso a uma infraestrutura de alto desempenho.
Para o Gartner, a Covid-19 obrigou as empresas a traçar três prioridades: preservar o dinheiro e otimizar os custos de TI, apoiar e proteger uma força de trabalho remota e garantir resiliência. Dados da consultoria dão conta que quase 70% das organizações usuárias dos serviços em nuvem planejam aumentar seus gastos com nuvem na esteira da interrupção causada pelo COVID-19.
“Conforme os CIOs pensam de forma mais estratégica sobre como lançar as bases para apoiar um retorno ao crescimento, fica claro que a mudança para o digital e os serviços associados desempenhará um grande papel para as organizações no futuro”, adiciona o VP de pesquisa do Gartner, Sid Nag.