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Inteligência Artificial: pouco mais da metade dos projetos passa do piloto para a produção

Organizações assumem a complexidade de conectar os algoritmos a uma proposta de valor de negócios efetiva.

A Inteligência Artificial está assumindo uma abordagem mais estratégica nas organizações, concluiu nova pesquisa do Gartner feita com executivos dos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido. À medida que as inovações se incorporam aos negócios digitais, as organizações estão evoluindo o uso de IA como parte de suas estratégias de atuação, com 80% dos executivos acreditando que a automação pode ser aplicada a qualquer decisão.

“Um terço das organizações aplica Inteligência Artificial em várias unidades de negócios, criando um diferencial competitivo mais forte ao apoiar decisões em todos os processos”, destaca Erick Brethenoux, Analista e Vice-Presidente do Gartner.

Entretanto, entre as expectativas e a prática há ainda uma lacuna significativa a ser preenchida. Em média, apenas 54% dos projetos de Inteligência Artificial passam do piloto à produção. Este é um pequeno aumento em relação aos resultados obtidos em 2020, quando os números indicaram a média de 53% dos projetos de Inteligência Artificial chegando efetivamente à produção.

“A escalabilidade da Inteligência Artificial continua a ser um desafio significativo”, diz Frances Karamouzis, Analista e Vice-Presidente do Gartner. “As empresas ainda lutam para conectar os algoritmos que estão desenvolvendo a uma proposta de valor de negócios, o que dificulta para a área de TI e a liderança tecnológica justificar o investimento necessário para operacionalizar os modelos”, salientou.


Ainda de acordo com o VP do Gartner, 40% das organizações pesquisadas indicaram que têm milhares de modelos de Inteligência Artificial implantados. Isso cria complexidade de governança, desafiando ainda mais a capacidade dos líderes de dados e análises de demonstrar o retorno do investimento de cada modelo.

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