Kubernetes exige um pensar diferente para o negócio
O sistema Kubernetes – voltado para a orquestração de contêiners open-source que automatiza a implantação, o dimensionamento e a gestão de aplicações em contêiners -exige equipes multidisciplinares, uma vez que os containers impõem uma diversidade de componentes de software e exigem mais governança por parte da gestão de TI, observa o diretor dos arquitetos de solução da Red Hat Brasil, Boris Kuszka.
Segundo ele, a adoção dos Kubernetes na orquestração acontece em todas as verticais, com diferentes graus de maturidade. O Kubernetes foi originalmente projetado pelo Google e agora é mantido pela Cloud Native Computing Foundation. O especialista da Red Hat adverte, porém, que o Kubernetes exige uma mudança da forma de trabalhar com a programação e, por tabela, uma mudança cultural nas corporações.
“Não é comprando ferramentas que se vai ter um ambiente próprio de Inovação, mas, sim, mudando a cabeça das pessoas. É preciso pensar diferente”, acrescenta Kuszka, que participou do evento Containers of Ideas, realizado pela Red Hat, nos dias 06 e 07 de novembro, em São Paulo. Assistam a entrevista com Boris Kuszka.