Líderes de dados: Dinheiro aparece, mas pressão fica absurda por resultados
Os executivos de dados e analytics (D&A) têm de ser persistentes para atender às demandas dos negócios, sustenta pesquisa do Gartner. O levantamento mostra que os CDAOs (Chief Data Office, em inglês) têm uma ampla gama de responsabilidades, incluindo a definição e implementação de estratégias de data & analytics (60%), supervisão de estratégia de D&A (59%), criação e implementação de governança de D&A (55 %) e gerenciamento da mudança da cultura para um modelo de data-driven (54%).
Além disso, muitas funções de D&A estão recebendo maior investimento, incluindo gerenciamento de dados (65%), governança de dados (63%) e análise avançada (60%). O orçamento médio de D&A relatado é de US$ 5,41 milhões, e 44% das equipes indicam que aumentaram de tamanho ao longo do último ano.
“As demandas de D&A, bem como o aumento do investimento, refletem uma confiança crescente nas habilidades dos líderes dessa área, assim como o seu reconhecimento pela função empresarial indispensável”, diz Donna Medeiros, Analista e Diretora Sênior do Gartner. “No entanto, isso leva a mais trabalho à medida que aumenta a pressão para que os executivos de D&A alcancem resultados de negócios mais tangíveis”, adiciona.
Dado o escopo e a complexidade das demandas feitas às equipes de data e analytics, a falta de talentos rapidamente se tornou um dos principais impedimentos para o sucesso de D&A, conforme relatado por 39% dos entrevistados. Os seis principais obstáculos para o sucesso de dados e analytics relatados na pesquisa são todos desafios relacionados a aspectos humanos.
Ir além da contratação de profissionais ‘prontos’ é obrigatório. O líder da área precisa incluir educação e treinamento para uma nova cultura orientada a dados e à alfabetização, tanto envolvendo a equipe de D&A como demais áreas de negócios e tecnologia.
A pesquisa do Gartner aponta ainda que 78% dos entrevistados classificam a estratégia e a visão corporativa como uma das três principais entradas para a estratégia de D&A. Além disso, 68% estão priorizando as iniciativas de D&A com base no alinhamento aos objetivos estratégicos.
“Os CDAOs que priorizam a estratégia sobre as táticas são os mais bem-sucedidos”, afirma Alan Duncan, Vice-Presidente e Analista do Gartner.. “Como esses líderes atendem a várias diretorias das empresas, eles devem se alinhar às prioridades estratégicas organizacionais e se concentrarem na venda da visão e da importância de suas para os CEOs (Chief Executive Officer), CIOs (Chief Information Officer) e CFOs (Chief Finacial Officer) pelo fato de eles serem os principais influenciadores”, completa o executivo.