Locaweb fica fora do ar, mas não confirma ataque hacker
ATUALIZADA – O serviço de nuvem da Locaweb, empresa brasileira de computação em nuvem, saiu do ar às 15:32h desta terça-feira, 02/10. Até às 19h, não havia acontecido a normalização dos serviços. O mercado especula que foi uma ataque hacker, mas a companhia não confirma oficialmente. Milhares de sites estão prejudicados e fora do ar. Outros serviços também estão sem funcionar como o de e-mail.
É relevante postar que, nesta terça-feira, 02/10, o governo sustentou o modelo de provedor único de nuvem para todos os seus serviços. O pregão será realizado no dia 18 de outubro e é projetado em R$ 71 milhões, conforme reportagem do portal Convergência Digital. Em maio, o governo lançou a sua plataforma de serviços digitais. O portal de serviços (www.servicos.gov.br) reúne 1.600 serviços diferentes de várias áreas do Estado.
A ideia da iniciativa desburocratizar uma série de serviços que antes exigiam que o cidadão fosse a alguma repartição pública para tirar um documento ou dar entrada em algum pedido. Dentre os serviços oferecidos estão solicitação de salário-maternidade, de Carteira de Trabalho e de aposentadoria por idade. No caso da nuvem do governo, um problema com o integrador a ser escolhido deixaria, nesse momento, 12 órgãos públicos sem qualquer tipo de serviço disponível.
Pelo Twitter, a Locaweb, às 18h, disse que ‘a falha foi sanada e o serviço voltaria”, mas nem todos os produtos, de acordo com reclamações dos usuários estavam funcionando até às 19h. Segundo o site Cibersecurity, uma enorme campanha de cibercriminosos brasileiros capturando roteadores: eles estão com DNS falso e enviando para sites de phishing os clientes de Netflix, de provedores como UOL e Locaweb, e dos principais bancos brasileiros. A campanha ganhou força de 20 de setembro para cá e já contaminou cerca de 100 mil equipamentos de 77 modelos diferentes. Cerca de 87 mil deles estão no Brasil segundo a empresa Qihoo 360.
*Com informações de agências de notícias