Magalu Cloud atrai PMEs com descontos de até 75% nos preços
Como prometido, Magazine Luiza lançou nesta terça-feira, 12/12, o seu próprio serviço de nuvem, o Magalu Cloud. Os serviços serão oferecidos a partir de infraestrutura própria da companhia. São dois data centers localizados na Grande São Paulo e em Fortaleza (CE).
De acordo com a companhia, os software que controlam essa infraestrutura são próprios, baseados em código aberto. São parceiros da iniciativa a IBM, A configr, a Rocket.chat, It alliance e dadosfera. Com a IBM, a parceria envolve plataforma de otimização de desempenho e o WatsonX, voltada para Inteligência ARtificial.
Um dos diferenciais destacadas pelo varejista na comparação com outros provedores é o preço mais baixo e a cobrança em reais. A promessa é de uma redução de custo de 30% a 75% quando comparado a ofertas semelhantes oferecidas a partir do Brasil.
Em duas comparações com serviços globais, as variações de preços apresentadas ficaram em 10% e 28%. A companhia também pretende se diferenciar no modelo de precificação dos produtos. Atualmente são 30 clientes usando a cloud, incluindo o Serpro e a própria Magalu.
O Magazine Luiza não abriu detalhes dos investimentos no projeto. Mas a ideia é fazer isso com cautela para “atender a demanda de forma razoável”, disse Kiko Reis, head da Magalu Cloud. O investimento em nuvem acontece num momento em que plataformas e empresas de varejo têm segurado determinados projetos por conta do aumento do custo do capital no país. “Estamos sendo cuidadosos para atender a demanda de forma razoável e sem oferecer demais. Sendo cuidadoso para que a expectativa seja atendida”, reforçou Kiko Reis, head do Magulu. “”Temos que ser o mais barato do mercado, é algo obsessivo nosso, e nossa ideia não é pisar no mercado, mas trazer todos juntos, parceiros e fornecedores “, insistiu.
A empresa revelou que, hoje, 80% da tecnologia do Magalu está na nuvem, sendo que 30% do todo está em sua própria infraestrutura, e mais cargas estão sendo levadas para dentro de casa. No evento, a Magalu revelou gastar “centenas de milhões de reais” com serviços de nuvem de outros provedores.