Cloud

Marketplaces puxam investimentos em nuvem e vão crescer 84% até 2025

O desenvolvimento de ‘marketplaces’ como uma tecnologia de ‘rota para o mercado’ está se acelerando em velocidade vertiginosa. A Canalys estima que os marketplaces em nuvem crescerão para mais de US$ 45 bilhões (R$ 230 bilhões) até 2025, representando um CAGR de 84%.

Esse movimento é puxado pelos marketplaces em nuvem dos hiperescaladores como Alibaba, AWS, Microsoft, Google e Salesforce. Vários participantes do mercado de nuvem, especificamente fornecedores de segurança, estão relatando publicamente um crescimento anual de até 600% por meio desse canal.
Segundo a Canalys, os hiperescaladores agora estão relatando vários compromissos de clientes de bilhões de dólares por meio de créditos de consumo de nuvem empresarial, que abrangem mais do que apenas software. Os grandes marketplaces em nuvem reduziram as taxas de mais de 20% para 3%, permitindo que os fornecedores financiem ofertas de vários parceiros dentro da transação.

Além dos bilhões de dólares em desenvolvimento investidos pelos gigantes do mercado, o private equity está financiando bilhões a mais em empresas de desenvolvimento como AppDirect, Mirakl, Vendasta e CloudBlue, para habilitar centenas de nichos de mercado em diferentes compradores, setores, geografias, segmentos de clientes, áreas de produtos e modelos de negócios.

“Até 2025, a Canalys prevê de forma conservadora que quase um terço das aquisições do mercado serão feitas por meio de parceiros de canal em nome de seus clientes finais”, disse o analista-chefe da Canalys, Alastair Edwards.

“A ascensão dessa rota para o mercado representa uma ameaça tanto para os revendedores quanto para a distribuição de dois níveis. Porém, à medida que tecnologias mais complexas são consumidas por meio de marketplaces, os clientes finais também estão recorrendo a parceiros confiáveis ​​para ajudá-los a descobrir, adquirir e gerenciar compras no mercado. Os hyperscalers estão reconhecendo cada vez mais o valor dos parceiros de canal, permitindo que eles criem ofertas personalizadas de fornecedores para clientes finais e apoiando o fluxo de margens de canal por meio de seus mercados. Como resultado, os mercados de nuvem dos hiperescaladores estão se tornando uma força crescente na distribuição global de TI.”


Botão Voltar ao topo