Mercedes-Benz adota Nutanix para orquestrar o uso da nuvem
Com o intuito de buscar um ambiente mais ágil e eficiente, há dez meses, a Mercedes-Benz do Brasil implementou software de nuvem corporativa da Nutanix. Ele suporta os ambientes de criação, produção e orquestração. Ao contar o case da montadora durante o Next On Tour, evento da Nutanix que ocorreu, esta semana, em São Paulo, Anibal Coral, analista de infraestrutura da Mercedes-Benz, responsável pelos servidores, storages e backups, explicou que a área de TI da companhia sempre trabalhou com muitas aplicações legadas rodando em três camadas.
No primeiro semestre de 2018, um novo desafio foi definido: a busca de uma solução nova no mercado que pudesse resolver as dificuldades da área com mais velocidade, disponibilidade e que reduzisse custos. Testes e avaliações das soluções da Nutanix foram realizados, o que resultou na implantação da infraestrutura hiperconvergente (HCI). “Construímos todo o nosso ambiente de desenvolvimento ágil, baseado em DevOps, tudo dentro de Nutanix”, contou o especialista, em entrevista ao Convergência Digital.
Um dos objetivos era entregar infraestrutura de forma mais rápida para as áreas de negócios, atendendo às necessidades para desenvolvimentos. A implantação resultou em aprimoramentos em áreas como orquestração e atualização de aplicações. O que costumava levar seis horas agora leva 30 minutos. O tempo de instalação de uma máquina virtual foi reduzido em 75% e a reinicialização de servidores passou a ser realizada em até três segundos.
Empregando hardware Nutanix, com a utilização do software Acropolis, o projeto foi pioneiro, sendo, na época, a única planta da Mercedes-Benz em todo o mundo a usar o Nutanix (HCI). Usando o modelo brasileiro, outras unidades da fabricante já aderiram ao modelo, em outros países, e adotaram a infraestrutura Nutanix. O plano da Mercedes-Benz é continuar avaliando novas tecnologias e facilidades que serão implementadas, crescendo ainda mais o ambiente Nutanix, ou seja, não há mais espaço para ambientes legados.
Com mais de 60 anos no Brasil, atualmente com quatro unidades (São Bernardo do Campo, Campinas e Iracemápolis, em São Paulo, e Juiz de Fora, em Minas Gerais) e, mais de dez mil funcionários em todo o País, a Mercedes-Benz atua em todos os segmentos da indústria, fabricando automóveis, veículos comerciais leves, caminhões, chassis de ônibus, além de câmbios, motores e eixos de seus veículos. Assistam a entrevista com Anibal Coral, analista de infraestrutura da Mercedes-Benz.