Cloud

Microsoft, Facebook e Amazon puxam alta de 16% nos investimentos em data centers

Com números já disponíveis sobre as receitas de aproximadamente 80% dos provedores globais de conteúdo na internet, como OTTs e aplicações de computação em nuvem em geral, a consultoria Ovum calcula que em 2016 houve um crescimento de 16% nos investimentos dessas empresas, puxado por aportes em novos data centers. 

Em 2017, a expectativa é de alta superior a 10% para os investimentos de provedores de conteúdo, enquanto a consultoria prevê recuo de 6% naqueles feitos por operadoras de telecomunicações. “No entanto, o ambiente macro enfrentado pelos maiores provedores de conteúdo na internet é volátil, por tonta de um novo presidente nos EUA e outros fatores”, diz a Ovum.

Ainda segundo a consultoria, “essa coleção de provedores centrados na nuvem cresceu de 9% dos investimentos do setor de comunicações em 2011 para cerca de 20% atualmente. Eles continuam a crescer, enquanto os investimentos das teles enfraquecem”.

Microsoft, Facebook e Amazon registraram os maiores saltos no capex em 2016, com a construção de novos datacenters puxando o crescimento. As receitas também são consistentes, com alta de 10% no quarto trimestre de 2016 sobre o mesmo período em 2015. No acumulado do ano, o crescimento foi mais modesto, por volta de 6%. 

O foco dos investimentos é a infraestrutura dos centros de dados; a interconexão deles, com cabos submarinos e rotas de fibras terrestres; acesso em banda larga; tecnologia de mídia, como os CDNs, e suporte para a internet das coisas – área esta onde também entre as teles há aumento de aportes.


Botão Voltar ao topo