Microsoft, por vantagem em IA, amplia investimento no ChatGPT
A Microsoft anunciou nesta segunda, 23/1, que ampliou o investimento multibilionário no OpenAI, o laboratório pioneiro de pesquisa em inteligência artificial por trás do ChatGPT e do DALL-E, enquanto a gigante do software procura vincular mais estreitamente esses programas de geração de texto e imagem às suas ofertas.
A notícia chega menos de uma semana depois que a empresa disse que está demitindo 10.000 trabalhadores, já que o enfraquecimento da economia prejudica a demanda por software. A Microsoft observou nesse anúncio que ainda investirá e contratará em áreas prioritárias. A fabricante de software divulga os resultados fiscais do segundo trimestre na terça-feira, 24/1.
A Microsoft, que investiu US$ 1 bilhão na OpenAI em 2019, está buscando uma vantagem interna em alguns dos sistemas de inteligência artificial mais populares e avançados, enquanto compete com Amazon/Google, Amazon e Meta/Facebook pela liderança dessa indústria em crescimento.
A OpenAI precisa do financiamento da Microsoft e do poder de computação em nuvem para processar grandes volumes de dados e executar os modelos cada vez mais complexos que permitem ao DALL-E gerar imagens realistas com base em um punhado de palavras e ao ChatGPT para criar textos de conversa surpreendentemente semelhantes aos humanos em resposta a solicitações ou consultas.
O investimento plurianual da Microsoft “nos permitirá continuar nossa pesquisa independente e desenvolver IA cada vez mais segura, útil e poderosa”, disse a OpenAI em comunicado.
O ChatGPT iluminou a Internet desde seu lançamento no final de novembro, reunindo um milhão de usuários em menos de uma semana. Sua capacidade de imitar a maneira como as pessoas reais falam e escrevem despertou preocupação sobre seu potencial de suplantar escritores profissionais e fazer o dever de casa dos alunos por eles. A ferramenta também foi considerada uma ameaça potencial ao principal negócio de pesquisa do Google.