Microsoft quer formar 5 milhões de brasileiros em IA em três anos
A Microsoft anunciou que vai investir R$ 14,7 bilhões no Brasil, em três anos, para ampliar a infraestrutura de computação em nuvem e inteligência artificial. A comunicação do aporte foi feito nesta quinta-feira, 26/9, pelo executivo-chefe global da Microsoft, Satya Nadella, na abertura do evento Microsoft AI Tour, em São Paulo.
A companhia disse que a iniciativa visa a fomentar o desenvolvimento do ecossistema de IA no Brasil. A Microsoft também anunciou o programa ConectAI, pelo qual oferecerá treinamento para 5 milhões de pessoas nos próximos três anos em habilidades de IA, criando benefícios de longo prazo para a economia brasileira.
A Microsoft expandirá sua infraestrutura de nuvem e IA em vários campus de datacenters no Estado de São Paulo. A Microsoft já possui duas regiões do Azure localmente: a Brasil South, com sede no estado de São Paulo e que foi anunciada em 2014, e a Brasil Southeast, com sede no Rio de Janeiro, lançada em 2020.
Além disso, o ConectAI fornecerá treinamento em habilidades de IA para 5 milhões de pessoas, com o objetivo de endereçar a mudança na força de trabalho impulsionada pela IA e garantir um futuro equitativo para todos, oferecendo fluência em IA em larga escala.
De acordo com um estudo encomendado pela Microsoft e conduzido pela consultoria FrontierView, em 2020, se o Brasil adotar a IA massivamente poderá adicionar 4,2 pontos porcentuais ao crescimento do PIB do país até 2030. Mesmo com uma adoção mínima da IA, o Brasil poderia ver um aumento de 1,8 pontos percentuais no PIB no mesmo período.
E Pegando esse gancho, a presidente da Microsoft Brasil, Tania Cosentino, explicou que “o anúncio demonstra o compromisso da Microsoft em apoiar o crescimento econômico e inclusivo no Brasil, uma vez que empodera indivíduos, empresas e a sociedade para aumentar a inovação e democratizar o uso da IA por meio do desenvolvimento de habilidades, compartilhamento de conhecimento e acesso à tecnologia de ponta e infraestrutura digital”.
E ainda a Microsoft fechou uma nova colaboração com o SENAI São Paulo (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para oferecer cursos de fluência em IA e treinamento para a certificação AI-900 para seus alunos, professores e a comunidade. A companhia também ressaltou que continuará a colaboração com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e com a Nova Escola.