Microsoft: vulnerabilidade grave no Azure
Microsoft publicou um alerta aos seus clientes sobre uma vulnerabilidade que permite a divulgação de informações no Azure Active Directory (AD). O problema foi corrigido mas é grave, com CVSS de 8,1. O problema está registrado como CVE-2021-42306 e existe devido à maneira pela qual são criadas as credenciais “Executar como” da Conta de Automação, quando uma nova Conta de Automação é configurada no Azure.
Devido a uma configuração incorreta no Azure, as credenciais “Executar como” da Conta de Automação (certificados PFX) acabaram sendo armazenadas em texto não criptografado no Azure AD e podiam ser acessadas por qualquer pessoa com acesso às informações nos Registros de Aplicativos. Um invasor pode usar essas credenciais para se autenticar como o registro do aplicativo.
Pesquisadores de segurança da empresa de pentest NetSPI, que identificou a vulnerabilidade, explicam que um invasor pode aproveitar o bug para escalar privilégios para Contribuidor de qualquer assinatura que tenha uma Conta de Automação e acessar recursos nas assinaturas afetadas.
“Isso inclui credenciais armazenadas em cofres de chaves e quaisquer informações confidenciais armazenadas nos serviços do Azure usados na assinatura. Ou pior, eles podem desabilitar ou excluir recursos e colocar locatários inteiros do Azure offline ”, explicam os pesquisadores.
Com informações da assessoria de imprensa