Cloud

Multicloud de verdade exige gestão dos sistemas concorrentes

A capacidade transformadora da computação em nuvem se tornou inevitável. E nessa nova realidade, as próprias ferramentas evoluem para tornar o desenvolvimento mais fácil e rápido. Daí a definição do CTO de Cloud da Huawei no Brasil, Thiago Ribeiro, de que a nuvem é condição sine qua non, especialmente do ponto de vista das áreas de tecnologia.

“A nuvem é transformadora, pode transformar uma empresa, transformar negócios, transformar equipes, com a força de uma tempestade. Isso remete a pensar naqueles que ainda estão defasados em evolução tecnológica.  Cloud é um caminho sem volta”, afirmou ao participar do Huawei Cloud Summit Latam 2022, realizado no Rio de Janeiro.

Ribeiro apontou uma dúzia de fatores de importância para as áreas de tecnologia, caso dos repositórios de códigos (codebase), dependências, config, desacoplamento (backing services), processos, port biding, concorrency, escalabilidade, paridade, logging e admin process. E destacou como a abordagem da nuvem da Huawei otimiza o desenvolvimento, com soluções que se propõem mais acessíveis.

“Nossa ferramenta de cloud DEVops conecta com planejamento, desenvolvimento, dentro de uma esteira de cloud pipeline, onde pode testar o código, gerar artefato e fazer o desenvolvimento dentro de um contêiner e ter a governança disso, além de monitoração e alertas de logs, enfim, todas as práticas de mercado dentro da nossa ferramenta”, disse.


Isso vale, inclusive na capacidade de gerenciamento de contêineres de diferentes fornecedores. De acordo com Ribeiro, o contêiner, que todos estão acostumados, tem AWS, Google, Oracle, todos os players. Mas, segundo ele, a Huawei possui um  diferencial: a rede. Essa capacidade, que faz a conexão do contêiner direto na camada física, garante uma ampliação de mais de 40% de performance e menor latência.

Para gerenciar as multiclouds concorrentes, a Huawei conta com a ferramenta UCS, antes multicloud contêiner. “Consegue conectar todos os contêineres de outras nuvens ou até ambientes on premises, e fazer a administração. Consegue administrar contêineres dos concorrentes, dos on premises, se tiver, como se fosse uma coisa só, uma multicloud de verdade”, completou Thiago Ribeiro.

Botão Voltar ao topo