Nuvem em 2023: contêineres, treinamento, controle
O ano de 2023, com o clima econômico global desfavorável, prejudica grandes ambições em infraestrutura de nuvem, data center e borda. O momento é para reorientar, reequipar e repensar a infraestrutura, segundo aponta a consultoria Gartner.
Tendência 1: equipes de nuvem otimizarão e refatorarão a infraestrutura de nuvem
O uso da nuvem pública é quase universal, mas muitas implantações são ad hoc e mal implementadas. As equipes de infraestrutura e operações (I&O) têm a oportunidade este ano de revisitar a infraestrutura de nuvem montada às pressas ou mal arquitetada para torná-la mais eficiente, resiliente e econômica.
O foco da refatoração da infraestrutura de nuvem deve estar na otimização de custos, eliminando infraestrutura de nuvem redundante, sobrecarregada ou não utilizada; construção de resiliência de negócios em vez de redundância de nível de serviço; usar a infraestrutura de nuvem como forma de mitigar interrupções na cadeia de suprimentos; e modernização da infraestrutura. De acordo com o Gartner, 65% das cargas de trabalho de aplicativos estarão otimizadas ou prontas para entrega na nuvem até 2027, contra 45% em 2022.
Tendência 2: Novas Arquiteturas de Aplicativos Exigirão Novos Tipos de Infraestrutura
As equipes de I&O são continuamente desafiadas a atender a novas e crescentes demandas com novos tipos de infraestrutura, incluindo infraestrutura de borda para casos de uso intensivo de dados, arquiteturas não x86 para cargas de trabalho especializadas, arquiteturas de borda sem servidor e serviço móvel 5G. O Gartner prevê que 15% das cargas de trabalho de produção local serão executadas em contêineres até 2026, contra menos de 5% em 2022.
Os profissionais de I&O devem avaliar as opções alternativas com cuidado, concentrando-se em sua capacidade de gerenciar, integrar e transformar diante das restrições de tempo, talento e recursos. “Não volte para métodos ou soluções tradicionais apenas porque funcionaram bem no passado”, disse Delory. “Períodos desafiadores são tempos para inovar e encontrar novas soluções para atender às demandas dos negócios.”