Nuvem pública da Huawei tem como carro-chefe a inteligência artificial
Lançada em novembro de 2019, a nuvem pública da Huawei no Brasil se consolidou no país e na América Latina. Isso porque, afirma o gerente de desenvolvimento de Negócios em nuvem da Huawei Brasil, Fernando Penna, as empresas entenderam que podem delegar investimento, infraestrutura, segurança e inteligência artificial para uma empresa especializada em cloud, como é o caso da Huawei, para centrar a atenção no seu negócio-fim. “As companhias precisam de processamento e tecnologia escalável para rodar suas aplicações e estão buscando a Huawei para cuidar dessa missão”, conta.
Para Penna, o carro-chefe da Huawei em cloud computing no Brasil é a inteligência artificial, baseada na plataforma própria ModelArts – lançada na China em 2017 e que permite diversas funcionalidades, entre elas, por exemplo, a leitura de caracteres; a transformação de áudio em texto e o reconhecimento facial para ser usado em diversas verticais como segurança, saúde, educação, varejo etc.
No caso de saúde, por exemplo, a plataforma de IA ModelArts foi a base para a detecção da Covid-19 aqui no Brasil. A Huawei, o Instituto de Radiologia (InRad) e o InovaHC, divisão de inovação e tecnologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) criaram uma plataforma para diagnóstico aprimorado da covid-19 com base no ModelArts, o sistema de inteligência artificial da Huawei.
A RadVid-19 foi um sucesso. Pouco mais de 30 dias depois do lançamento – em junho de 2020 – recebeu mais de 21,5 mil acessos, tendo quase 7 mil exames de imagem cadastrados e analisados, que foram enviados por radiologistas de 12 estados brasileiros: 71% deles indicaram que os pacientes tinham sido infectados pelo novo coronavírus. O diagnóstico foi feito por meio de exames de imagem, e o serviço é composto por um imenso banco de raios X e tomografias de tórax de pacientes de 50 hospitais cadastrados de todos o país.
“Temos muito trabalho a fazer para aproveitar as oportunidades nos segmentos privado e público utilizando a tecnologia da Huawei Cloud no Brasil “, adiciona Fernando Penna. Especialmente agora que o 5G bate à porta. “5G e cloud se combinam porque há a exigência de gerenciamento e gestão dos objetos que serão conectados, do carro autônomo ao aspirador de pó em casa”, diz Penna. Para ser uma das líderes do mercado de cloud, a Huawei oferece duas zonas de disponibilidade no Brasil e mantém presença em cinco países na América Latina: Brasil, Argentina, México, Peru e Chile.