OneDrive, Sharepoint e Weebly dominam malware na nuvem
No mês de junho, 105 aplicações em nuvem foram as principais responsáveis pelo download de malware, segundo a amostra obtida pelo Netskope Threat labs na rede monitorada pela companhia e revelada em seu relatório mensal. OneDrive, Sharepoint e Weebly ocupam os primeiros lugares, sendo as três principais fontes de origem para os downloads de malware.
O Weebly continua a atrair atenção especial dos especialistas em ameaças, devido ao padrão de entrega por meio de arquivos maliciosos em PDF que redirecionam as vítimas para sites de phishing, spam, fraude e distribuição de malware. A mesma estratégia está sendo usada sobre o Squarespace, WordPress e outras plataformas.
Baidu Object Storage, Google Gmail e o Outlook.com subiram no ranking, resultado de um aumento na disseminação de malware por meio de campanhas de e-mail ao longo de junho. No entanto, Amazon S3 e Baidu Object Storage saíram do top 10 desta vez.
O estudo destaca também que os cinco principais domínios de phishing no mês estavam hospedados em duas plataformas do ranking: Weebly e Blogger. Embora o armazenamentodo Azure não tenha ficado entre os principais, os pesquisadores da Netskope notaram um aumento no tráfego para sites de phishing hospedados nessa plataforma.
A versão completa do relatório está disponível em: “https://resources.netskope.com/cloud-reports/threat-labs-report-june-2022”