ONS, de energia, reforça Data Lake com AWS
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) iniciou ações com a nuvem em 2012 quando muitas empresas nem sonhavam em adotar o modelo e ainda há muito por aproveitar as oportunidades em cloud, revelou o especialista em Arquitetura e Sistemas, Sergio Mafra, ao participar do AWS Transformation Day, realizado no dia 02 de junho. Na época, havia a necessidade de um alto poder computacional para processamento de vários cenários de otimização para atendimento à cadeia de modelos matemáticos que ajuda o ONS a olhar até cinco anos a frente, quando se trata da previsão eletroenergética.
Mafra ressalta que o ONS, hoje, por coletar dados e ser a responsável pelo planejamento do setor elétrico, é uma empresa de informação, o que demanda ter uma infraestrutura capaz não apenas de coletar ou armazenar os dados, mas de tirar com rapidez a informação do dado e distribuir para quem precisa.
“O setor elétrico está hoje caminhando para uma transição energética onde temos os 4D -, descarbonização, descentralização, democratização e digitalização. A tecnologia é um pilar muito importante na digitalização, mas temos a transição energética, com foco nas energias renováveis dentro do pilar de descarbonização, novos modelos de negócio na descentralização e desafios e novas formas de operação dentro da descentralização”, relata.
O especialista lembrou ainda que durante o caminho do BI para IA, o ONS começou a incorporar a Inteligência Artificial como forma de alavancar os processos em que o Machine Learning pode trazer valor para o negócio. “O ONS recebe dados de vários formatos, de volumes pequenos a absurdos e com frequência que chega a ser minuto-a-minuto. Cenário bem legal para um data lake, que começamos a fazer em 2019 e hoje está em operação dentro da AWS”, pontua.
Mafra conta ainda que o Analytics está sendo desesnvolvido na nuvem, mas diz que como o setor é conservador, a maior parte dos sistemas está on-premises. ” As possibilidades de ter custos menores, maior flexibilidade e poder usufruir do ambiente desacoplado de armazenamento e processamento, nos impulsiona a cada vez mais adotar a nuvem como opção tecnológica sem perder o olhar do futuro que virá da tecnologia sempre”, completa Sérgio Mafra.
Acesse o conteúdo do AWS Transformation Day: Desmistificando o uso de nuvem pelo governo