Pare. Pense. E só aí use os dados na tomada de decisão
O negócio digital deve ser centrado em eventos, o que significa que a empresa está sempre detectando, sempre pronta e sempre aprendendo, observa o Gartner. A consultoria recomenda ainda que os líderes de Data & Analytics, condutores das iniciativas de transformação digital, tenham um pensamento centrado em evento ao analisar as bases técnicas, organizacionais e culturais de suas estratégias.
“A maioria das organizações hoje se concentra em ocorrências de curto prazo ou mesmo quase em tempo real frequentemente associadas ao atendimento ao cliente, relacionamentos e respostas às informações de consumidores ou cidadãos”, afirma Donald Feinberg, Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner e Analista Emérito.
“Mas também há macroeventos que impulsionam decisões de ciclo maiores. Há oportunidades que levam a uma decisão. Existem episódios aleatórios que ocorrem com pouca frequência e há acontecimentos regulares que justificam uma resposta diferente ao longo do tempo à medida que a maturidade aumenta. São os fatos que nos rodeiam que oferecem oportunidade de aprender, crescer e ganhar”, completa Feinberg.
Ao analisar o uso de Data & Analytics para explorar os momentos de negócios e conduzir uma melhor tomada de decisões, o Gartner recomenda focar em duas áreas:
Perseguir a Gestão de Decisão como uma Disciplina
A gestão de decisões é a disciplina de projetar e construir sistemas que tomem decisões estruturadas, em que “decisão” significa determinar um curso da ação. A gestão de decisões combina elementos de Analytics, Gestão de Processos de Negócios (BPM – Business Process Management), processamento de regras de negócios, pesquisa da gestão da ciência/operações e, em um número crescente de situações, aprendizado de máquina.
O uso precoce da gestão de decisões foi concentrado em subscrições de seguro e empréstimo, aprovação de hipotecas, alocação de recursos, logística e aplicações do setor público, como aprovação de permissão e determinação de subsídios, assistência social e impostos. Recentemente, a gestão de decisões se espalhou para outras aplicações intensivas de dados e lógica, como detecção de fraude, gestão de riscos, venda cruzada e muitas outras, em praticamente todas as indústrias.
“No entanto, a maioria das empresas ainda tem experiência limitada e equipe especializada em gestão de decisões”, afirma Feinberg. “Os analistas de negócios devem aprender onde usá-la. Eles também devem entender quando automatizar a tomada de decisões e quando usar abordagens de suporte à decisão.”
Criar uma Infraestrutura de Gerenciamento de Dados Flexível
A modernização das estratégias de gerenciamento de dados permitirá que os líderes de Data & Analytics equilibrem seus objetivos mais importantes – oferecendo os recursos ágeis de gerenciamento de dados necessários para apoiar a transformação dos negócios digitais – contra as demandas contínuas para redução de custos e eficiência operacional.
“Com os dados espalhados em todo lugar – on-premises e em Nuvem – e as demandas de acesso a todos os dados (internos e externos à organização), torna-se óbvio que apenas a coleta de informações não será mais suficiente”, diz Feinberg.
“Os líderes de Data & Analytics também precisarão equilibrar a coleta e conexão de dados para auxiliar a produção ou os usos fundamentais de dados e experimentação com informações. Eles precisarão otimizar os custos e apoiar a inovação. Isso exigirá uma moderna estratégia de gerenciamento de dados que lhes permita navegar entre práticas tradicionais e emergentes, abordagens de inovação e a propaganda exagerada dos fornecedores.”