Petrobras elege AWS e Microsoft para centro de competência em nuvem
A Petrobras inaugurou o Centro de Competência em Computação em Nuvem (CCC), que vai direcionar e acelerar a estratégia de adoção de computação do tipo cloud da companhia. A adoção gradativa de nuvem será realizada com a parceria das empresas Amazon e Microsoft, grandes players do setor.
Boa parte do consumo da nuvem será destinado a ampliar a capacidade computacional de alta performance, em conjunto com os supercomputadores já existentes da Petrobras. A computação em nuvem também acelerará o desenvolvimento de novas soluções e permitirá ampliar o uso de Analytics e Inteligência Artificial em todas as áreas da companhia.
“Lembro que quando foi criada a Diretoria, em setembro de 2019, não utilizávamos a nuvem. Dois anos se passaram e podemos dizer que já estamos na vanguarda do mercado da utilização de nuvem, o que nos torna mais produtivos e ágeis, acelerando o nosso processo de inovação. Fico muito orgulhoso de ver o quanto avançamos em tão pouco tempo”, observa o diretor executivo de Transformação Digital e Inovação, Nicolás Simone.
Os Centros de Processamento Digital (CPD) da Petrobras continuarão suportando processos de negócio, trabalhando em sistemas e dados já existentes. Está em análise a transição gradual de suas atividades para a nuvem, quando for o caso, sempre buscando maximizar o resultado da companhia.
“A nuvem chega para somar, ampliar os horizontes e ajudar a priorizar o melhor retorno. Trata-se de um movimento estruturado, aderente à nossa estratégia de TIC”, explica Marcelo Carreras, gerente executivo de Tecnologia da Informação da Petrobras. Os valores investidos não foram revelados pela Petrobras.