Rede brasileira Amaro avança com ERP na nuvem
A Amaro, marca brasileira de lifestyle cujo portfólio de produtos é composto por itens de moda, bem-estar, beleza e utilidades para casa, contratou a integradora Ninecon para a implantação de soluçõe sERP e EPM (Enterprise Performance Management) cloud da Oracle em sua plataforma operacional. A empresa conta uma ampla seleção de mais de uma centena de marcas e é conhecida pelo seu modelo de experiência de compra em suas dezoito “guide shops”, distribuídas por dez cidades brasileiras.
“Com a expansão das operações, não tínhamos todas as informações sobre o negócio no tempo e na qualidade que precisávamos para compartilhar com os investidores, por exemplo. Precisávamos de uma solução que apoiasse o crescimento dos negócios e fosse capaz de acompanhar nossas operações a longo prazo. O board da companhia entendeu que não fazia mais sentido não ter uma área fiscal interna, e com isso precisávamos de uma ERP que suportasse toda essa operação de Finance”, comenta Aline Lins, Senior Accounting, Costs & Tax Manager da Amaro.
A companhia já se encontrava em um processo adiantado de digitalização das operações quando chegou a pandemia do covid-19. A Amaro reconhece o papel de protagonismo da tecnologia em sua estratégia de negócio. Por isso, decidiu investir na implantação das ferramentas ERP e EPM Cloud, da Oracle, para apoiar e otimizar sua operação de gestão e otimizar seus processos internos, e escolheu a Ninecon para ser a responsável pela implementação.
Inicialmente, o time de consultores da Ninecon, em sua maioria composto por mulheres, fez um levantamento completo das principais deficiências na infraestrutura e nos processos dentro do ambiente da Amaro. Após identificadas as necessidades da Amaro, em um período de apenas seis meses, os processos foram escalonados e as cerca de 120 inconsistências operacionais no sistema da companhia foram solucionadas. Novas integrações foram implementadas na fase de desenvolvimento para otimizar os processos internos, passando para a fase de sustentação em seguida.
“Nosso desafio era aprimorar e finalizar os processos que já estavam em andamento, aparando arestas e aperfeiçoando os detalhes para que todo o potencial das ferramentas pudesse ser explorado. Tudo isso em meio ao surgimento da pandemia de COVID-19 e todas as adaptações repentinas inerentes a ela, e trabalhando com uma recém lançada solução de ERP”, comenta Kelly Rodrigues Cavalcante, gerente de contas da Ninecon. A Amaro trabalha com vários sistemas integrados, alguns que passam pelas questões tributárias vigentes no Brasil como Compras, o que desafiou a equipe a trabalhar com a especificidade que cada área necessitava. A auditoria ao final do processo foi a chancela do sucesso do projeto. O valor do contrato não foi revelado pelas partes.