Resiliência por design: o mais novo item obrigatório nas empresas
O estrategista para o mercado corporativo da AWS, Mark Schwartz, advertiu que os eventos diruptores estão acontecendo a uma taxa 50 vezes maior que cinco anos atrás. "É lidar para não travar o negócio", afirma.
Ao participar do AWS Summit 2023, realizado nesta quinta-feira, 03/08, em São Paulo, Mark Schwartz, estrategista para o mercado corporativo da AWS, mandou um recado: a disrupção deixou de ser algo isolado para se tornar uma constante. O que isso significa? É que as empresas têm de incorporar a disrupção para tirar proveito e gerar oportunidades.
Ele destacou que uma coisa é uma única interrupção, como o foi a crise financeira em 2007-2008 e, mais recentemente, a pandemia da Covid-19, Outra — e diferente — é se deparar constantemente com crises e interrupções e ter de lidar constantemente com a disrupção.
“Temos recursos incríveis que não tínhamos antes; temos capacidades tecnológicas; temos a nuvem, a IA generativa e todas essas coisas que podemos usar para causar grandes mudanças no mundo. Se você pensar sobre isso, é incrível. No entanto, temos que reconhecer que, por outro lado, estamos vivendo em uma época em que há disrupção constante e isso é realmente o que mudou”, destacou Mark Schwartz.
O executivo apontou que eventos disruptores estão acontecendo a uma taxa 50 vezes maior que cinco anos atrás. E, para lidar com isso, a orientação de Schwartz é que as companhias foquem na resiliência por design, em trabalhar com propósito e tendo um crescimento impulsionado por inovação. Em entrevista à CDTV, Schwartz comentou sobre estes novos tempos e o que as empresas devem fazer para estarem preparadas.