Cloud

RNP lança SOC como serviço em novo centro de operações

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) vai lançar o Centro de Operações em Segurança (SOC) e o Centro Nacional de Dados (CND), ambos de olho na oferta como serviços, tanto das questões de segurança como computação em nuvem.

Os lançamentos vão ocorrer durante o Fórum RNP, que vai de 29 a 31 de agosto, em Brasília.

Com o SOC, a RNP terá a capacidade de monitorar em tempo real as principais ameaças cibernéticas ao seu sistema. O Centro permitirá responder aos incidentes de segurança de forma mais imediata, além de criar a capacidade de gerar inteligência de ameaças e possibilitar maior visibilidade do cenário de cibersegurança, dentre outros benefícios. A RNP também pretende compartilhar suas práticas com outras instituições da América Latina e Caribe. 

Já o Centro Nacional de Dados pretende expandir e melhorar a oferta de serviços de hospedagem em data center profissional. O CND também irá habilitar uma rede de armazenamento segura para o Sistema RNP, integrado por instituições de educação superior e pesquisa, agências de fomento, estabelecimentos de saúde e parques e polos tecnológicos, entre outros.

O CND é uma parceria da RNP com data centers privados, que oferecem excelência na prestação desses serviços, com energia e refrigeração redundantes, múltiplo acesso à rede, certificações internacionais, e pelo menos cinco níveis de controle de acesso aos servidores.


Essa parceria garante simplificação da gestão e operação de data center para o Sistema RNP. Além disso, os data centers estarão localizados em território brasileiro, a fim de preservar a privacidade das informações e arquivos garantindo a soberania sobre os dados. Assim, as instituições terão acesso a data centers de alto desempenho integrados à rede de alta velocidade, com grande capacidade de armazenamento e segurança.

Os recursos do projeto que viabilizaram o SOC e o CND vieram do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). O CND contará também com permuta de recursos de telecomunicações com os data centers parceiros.

O SOC e o CND estão intimamente ligados: as instituições que usarem os serviços do CND também poderão contar com o SOC para prevenção e mitigação de eventuais ameaças cibernéticas dirigidas a elas.

Botão Voltar ao topo