Sabesp unifica 40 bases de dados com 1 terabyte de informações
A Sabesp, estatal de água e esgoto de São Paulo, está colocando em prática um projeto de unificação de 40 fontes de dados com um volume total de 1 terabyte de informação. O projeto, com go live previsto para agosto, está sendo tocado inicialmente na unidade de negócio leste da Sabesp, que inclui a populosa zona leste da capital e mais oito municípios da região metropolitana, atendendo 3,6 milhões de pessoas e um milhão de residências e comércios. A iniciativa é conduzida pelo consórcio das empresas Enops Engenharia e Suez Brasil. Elas ganharam o edital da Sabesp para a implantação de um modelo ágil de gestão operacional.
E a parte de tecnologia o consórcio terceirizou com a Engineerig.
A previsão é alcançar 5 terabytes até 2025. Os dados serão apresentadas por meio de 55 indicadores de resultados e suas mais de 600 variáveis de controle e esforços, com ajuda de big data, inteligência artificial e Internet das Coisas.
“Para se ter uma informação operacional, como a de arrecadação, por exemplo, demanda-se muito tempo e o envolvimento de diversas áreas e pessoas para lapidar os dados até o seu menor nível”, afirma Maycon Rogério de Abreu, superintendente da Unidade de Negócio Leste. Na prática, a expectativa é mitigar impactos como a falta de água e a resolução de solicitações, como as revisões de contas, por exemplo, num tempo mais ágil.
O potencial de ampliação é grande. A Sabesp é uma das maiores empresas do setor na América Latina, atendendo cerca da metade dos municípios do estado de São Paulo, uma população total de 26,9 milhões de pessoas.