SAP anuncia Joule, novo assistente de IA generativa
Um sistema de inteligência artificial que se adapta, ajusta e otimiza para atender às demandas dos clientes. Foi assim que Julia White, diretora de marketing e soluções da SAP SE, começou a coletiva virtual de imprensa que anunciou, nesta terça-feira (26/9), o lançamento do Joule, copiloto de IA generativa baseado em linguagem natural da SAP SE. O Joule será incorporado em todo o portfólio empresarial da SAP na nuvem com objetivo de apresentar insights proativos e contextualizados em toda a amplitude e profundidade das soluções da SAP bem como de fontes de terceiros.
“É colocar IA em cada aplicação e interação que importa e a SAP está em uma posição muito única para entregar isso, pois possui o conjunto de aplicativos de negócios mais abrangente do planeta”, disse White, destacando que a IA será entregue no portfólio inteiro e na plataforma de tecnologias empresariais da SAP.
De acordo com a empresa, o Joule classifica e contextualiza rapidamente os dados de vários sistemas para obter informações mais inteligentes, ajudando as pessoas a trabalharem mais rapidamente e a obterem melhores resultados comerciais de uma forma segura e em de acordo com normas de compliance.
Em nota à imprensa, Christian Klein, CEO e membro do conselho executivo da SAP SE, afirmou que, com cerca de 300 milhões de usuários corporativos em todo o mundo trabalhando regularmente com soluções da SAP na nuvem, o Joule tem potencial para redefinir a forma como trabalham as empresas e as pessoas que as impulsionam.
O Joule se baseia nas soluções existentes de SAP Business AI, onde mais de 26 mil clientes de soluções em nuvem da SAP já têm acesso. A estratégia abrangente da SAP para construir um ecossistema de IA do futuro inclui investimentos diretos, como os anunciados em julho com Aleph Alpha, Anthropic e Cohere, bem como parcerias com terceiros, como Microsoft, Google Cloud e IBM, anunciadas em maio. A Sapphire Ventures LLC, empresa global de capital de risco na área de software, é apoiada pela SAP e está dedicando mais de US$ 1 bilhão para financiar startups de tecnologia empresarial alimentada por IA.
“Com Joule, estamos realmente mudando a forma como os usuários interagem e trabalham com nosso software”, disse Thomas Saueressig, membro do conselho executivo para SAP Product Engineering, destacando a facilidade e um acesso mais democrático às soluções, o aumento da produtividade e a aceleração da agilidade e da velocidade.
O Joule será incorporado a aplicações da SAP, de RH e finanças a cadeia de suprimentos, compras e experiência do cliente, bem como na SAP Business Technology Platform. A SAP explicou que, com o Joule, os funcionários simplesmente farão perguntas ou apresentarão um problema a ser resolvido, em linguagem simples, e receberão respostas inteligentes extraídas da riqueza de dados de negócios, textos, imagens e insights de todo o portfólio da SAP e de fontes de terceiros, mantendo o contexto.
No lançamento do assistente de IA generativa, a SAP detalhou que o Joule estará disponível com SAP SuccessFactors e SAP Start em novembro deste ano e com SAP S/4HANA Cloud public edition no início do próximo ano. As soluções SAP Customer Experience e SAP Ariba, bem como a SAP Business Technology Platform, serão as próximas, com várias atualizações no portfólio da SAP a serem anunciadas no SAP SuccessConnect, entre 2 e 4 de outubro, no SAP SpendConnect Live entre 9 e 11 de outubro, no SAP Customer Experience Live em 25 de outubro, e no SAP TechEd entre 2 e 3 de novembro.
Ecossistema
Em sua passagem pelo Brasil durante o SAP Sapphire 2023, o chief technology officer e membro do conselho executivo da SAP SE, Juergen Mueller, ressaltou que a SAP tem uma visão agnóstica com relação à adoção de motores de IA. “A nossa estratégia é ‘best of breed’, então, se for a melhor tecnologia, nós a usaremos. Temos colaborações com a Microsoft e OpenAI no ChatGPT; com a IBM para bate-papo e assistente digital, com Aleph Alpha, que é uma empresa alemã que faz processamento inteligente”, esclareceu à época.
Questionada pela Convergência Digital se esta visão continua, White disse que sim. “Temos uma abordagem com o ecossistema e esperamos que isso continue. Continuamos a trabalhar com múltiplos LLMs (grandes modelos de linguagem) que nos dão a possibilidade de trabalho”, explicou.
Vies, racismo e regulamentação
Durante a coletiva, os executivos da SAP ressaltaram, diversas vezes, que o assistente virtual Joule está em conformidade com as legislações. Thomas Saueressig detalhou que a SAP não esperou por regulamentação específica para criar políticas de uso que asseguram padrões altos para combater racismo, preconceitos e vieses.
“Temos de evitar o máximo que conseguimos qualquer viés ou racismo”, disse o executivo. “Uma das principais coisas é que respeitamos a privacidade e a proteção de dados dos clientes”, completou.
Saueressig defendeu que para a regulação é muito importante conectar os pontos. “Não existe IA sem dados e já temos muitas regulação dos dados e elas têm de andar de mãos dadas com IA”, apontou Saueressig, que disse estar muito positivo a este respeito e achar que não afeta inovação.