Serpro finaliza migração para Office 365
O Serpro concluiu a migração das plataformas G-Suite e Zimbra para o Microsoft Office 365. A Brasoftware foi a vencedora da concorrência pública para conduzir o processo de tecnologia. A migração permitiu economia com licenciamento, redução do TCO (total cost of ownership), além de uma melhor usabilidade para os usuários e maior capacidade de integração com outras soluções internas da estatal de TI do governo federal.
Para o gerente de projetos do Serpro, Robson Dias Lima, a integração dos times é uma necessidade do modelo de trabalho moderno, que melhora a produtividade em projetos e a comunicação com as pessoas: “Buscamos soluções amparados no pilar da integração; ou seja, queríamos algo com aplicativos de colaboração, boas ferramentas de comunicação e videoconferência, colocando a questão de segurança e governança como premissa. Nesse sentido, a solução da Microsoft foi a que apresentou o menor preço e a melhor adequação ao nosso ambiente e necessidades”, afirma.
O processo de migração ocorreu em 3 frentes -e-mail, escritório e videoconferência.”Antes tínhamos de abrir 3, 4, 5 opções de aplicações para realizar as atividades, mas agora é possível usar uma única solução 100% integrada e tenho apenas um ícone no meu computador”, diz o gerente do Serpro. “Além disso, o processo foi finalizado antes do prazo previsto. Um mês antes do que precisávamos o time já estava operacionalmente todo convertido e a questão de gestão, governança e segurança está muito melhor e mais fácil para o meu time “, conclui.
Para o gerente de serviços da Brasoftware, George Lacerda, o prazo do projeto foi o grande desafio. “Tínhamos um prazo muito curto e precisávamos conseguir migrar uma grande massa de dados para a nuvem, antes que expirasse o contrato com o antigo fornecedor”, explica. No final, o resultado superou as expectativas: foram migradas quase 7.000 contas de e-mail, com uma volumetria de dados de 27.43 Terabytes e uma taxa de falha menor que 1%.