Cloud

Serpro incorpora inteligência artificial nos sistemas de governo

Estatal anunciou que começou implementação entre sistemas da Anvisa e Porto sem Papel.

O Serpro anunciou que vai incorporar tecnologia de inteligência artificial aos grandes sistemas estruturantes do governo brasileiro. E um dos primeiros projetos a receber essa integração é o Porto sem Papel, a plataforma de gestão portuária que digitaliza e simplifica os procedimentos de estadia dos navios nos portos brasileiros. O sistema está presente em todos os 35 portos públicos do país e em cerca de 85% dos terminais privados do país.

“Na última semana, promovemos uma primeira ‘inception’ com o objetivo de discutir e gerar um protótipo de uso da IA para o processamento inteligente de documentos relacionados à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para que eles tramitem dentro do sistema Porto Sem Papel”, explicou Maurício Paiva, gerente do Serpro de Soluções Digitais para Infraestrutura. A ideia foi utilizar a tecnologia de inteligência artificial para agilizar e otimizar a análise de fluxo dos documentos.

“A Anvisa é um dos principais órgãos anuentes do Porto sem Papel, com servidores da agência analisando um volume bastante grande de documentos de forma manual. É um tempo de análise que influencia diretamente na liberação das embarcações”, explica Lizandra dos Santos, gerente do departamento de Infraestrutura e Transportes do Serpro. Segundo Lizandra, no encontro foram a debatidos os padrões de documentos sanitários e já houve o a criação de um protótipo da possível solução a ser desenvolvida pela empresa pública.

Botão Voltar ao topo