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Serviços de nuvem do Google e da Oracle ‘derretem’ de calor no Reino Unido

Os serviços em nuvem da Google Cloud e da Oracle Cloud no Reino Unido ‘derreteram’ devido a problemas de resfriamento, em função do calor recorde. Quando o termômetro atingiu 40,3 C (104,5 F) no leste da Inglaterra, o mais alto já registrado por um país não acostumado a essas condições, os datacenters não aguentaram o calor. As máquinas foram desligadas para evitar danos maiores, fazendo com que alguns recursos, serviços e máquinas virtuais ficassem indisponíveis, derrubando diversos sites.

Uma reportagem do jornal The Register aponta que vários serviços da Oracle Cloud estão offline, incluindo rede, armazenamento e computação fornecidos por seus servidores no sul do Reino Unido. Os sistemas de refrigeração foram responsabilizados e os técnicos desligaram os equipamentos em uma tentativa de evitar a queima de hardware, de acordo com uma atualização de status da própria equipe Oracle.

“Como resultado de temperaturas fora de época na região, um subconjunto de infraestrutura de refrigeração no Data Center UK South (Londres) passou por um problema”, disse a Oracle na terça-feira às 16:38 UTC. “Como resultado, alguns clientes podem não conseguir acessar ou usar os recursos do Oracle Cloud Infrastructure hospedados na região.

A Oracle não foi a única gigante de TI que relatou interrupções relacionadas à temperatura. O Google Cloud disse que vários de seus serviços estão “experimentando altas taxas de erro, latências ou indisponibilidade de serviços” quando atendidos por sistemas localizados em europe-west2-a, que é uma de suas instalações em Londres.

Esses problemas estão afetando vários serviços relacionados a armazenamento e computação, incluindo BigQuery, SQL e Kubernetes. A inatividade derrubou sites WordPress hospedados pelo WP Engine no Reino Unido, que eram alimentados pelo Google Cloud. “Houve uma falha relacionada ao resfriamento em um de nossos prédios que hospeda a zona europe-west2-a para a região europe-west2”, informou o Google.


“Isso causou uma falha parcial de capacidade nessa zona, levando ao encerramento de VMs e à perda de máquinas para um pequeno conjunto de nossos clientes. Estamos trabalhando duro para colocar o resfriamento novamente on-line e criar capacidade nessa zona. Para evitar danos às máquinas e uma interrupção prolongada, desligamos parte da zona e limitamos os lançamentos preemptivos do GCE”, adicionou o comunicado oficial da prestadora de serviços.

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