Serviços em nuvem chegam a 7 em cada 10 órgãos públicos federais
A nova edição da pesquisa TIC Governo Eletrônico, divulgada nesta terça-feira, 26/7, destaca o avanço das contratações de serviços de computação em nuvem, notadamente no governo federal, onde alguma funcionalidade chega a praticamente 70% dos órgãos.
“Uma das principais mudanças observadas em 2021 foi o aumento da contratação de serviços de computação em nuvem. Todos os serviços investigados tiveram aumento. Cerca de 65% dos órgãos públicos federais usam email em nuvem, por exemplo. Já o uso de software de escritório em nuvem teve aumento de 32 pontos percentuais entre 2019 e 2021”, disse a coordenadora da pesquisa no Cetic.br, Manuela Ribeiro.
Segundo ela, “são mudanças que também são vistas nos órgãos estaduais, mas ainda permanece uma diferença. Quase 70% dos federais usam algum serviço em nuvem, enquanto nos estados as proporções são menores. Isso abre espaço para uma maior utilização desse tipo de serviço no âmbito estadual”.
O estudo aponta para essa diferença. “Em software de escritório em nuvem: 67% entre os órgãos federais ante 27% entre os estaduais. Menos da metade dos estados contratou armazenamento de arquivos ou banco de dados (44%) e capacidade de processamento em nuvem (34%), recursos que podem ser centrais para ampliar a adoção de tecnologias emergentes, além de possibilitar o acesso a serviços em escala e de forma remota e flexível, de acordo com a demanda das organizações públicas.”
A pesquisa lembra, ainda, que um levantamento realizado pelo Grupo de Transformação Digital dos Estados e DF (GTD.GOV) com 20 governos estaduais, no início da pandemia de Covid-19, em março de 2020, apontou que nenhum deles tinha todos os recursos disponíveis para implantar o teletrabalho repentinamente e foi necessário contratar serviços digitais para garantir as atividades de forma remota. Já o governo federal incluiu como meta a priorização de contratação de soluções em nuvem na Estratégia de Governo Digital. E editou uma série de regulamentos para a contratação de nuvem no nível federal.