Startups de big data e Inteligência Artificial recebem aporte de fundo do Bradesco
O Bradesco anunciou os primeiros aportes por meio do Fundo FIP Multiestratégica InovaBra I – Investimento do Exterior, que conta com R$100 milhões de capital comprometido pelo próprio Bradesco e permite investimentos em startups no Brasil e no exterior. As primeiras empresas a receberem aporte são: Rede Frete Fácil e Semantix. O fundo faz parte do InovaBra Ventures, programa criado no formato corporate venture, e tem como foco investir em startups em três áreas:
1) Algoritmos e máquinas inteligentes: sistemas para adição de inteligência, otimização de backoffice e customização em massa. Exemplos: Inteligência artificial, big data/analytics, computação cognitiva, aprendizado de máquina e assistentes virtuais.
2) Plataformas digitais: digitalização de serviços e processos com objetivo de redução de custo marginal e melhoria de serviços ao cliente Exemplos: iniciativas de bancos digitais, empréstimos online, plataformas de recuperação de crédito.
3) Infraestrutura: soluções para agilizar e modernizar infraestrutura de processos/sistemas para suportar a velocidade das mudanças tecnológicas. Exemplos: tecnologias de blockchain, cybersecurity, API, computação em nuvem e infraestrutura de Big Data.
O ticket de investimento do fundo FIP Multiestratégica InovaBra I – Investimento no Exterior dependerá do grau de maturação da empresa e/ou avaliação econômico-financeira do negócio e poderá ter aportes adicionais em casos de novas rodadas e/ou situações pontuais, avaliadas caso a caso. O Bradesco deverá liderar e aceitará co-investidores em todas as rodadas de investimento, quando ocorrer.
“Com este modelo buscamos maximizar o retorno investido em participações no capital de startups que apresentam ou possam gerar benefícios estratégicos para o Banco”, comenta Mauricio Minas, vice presidente do Bradesco. “Vale ressaltar que a maioria das oportunidades em Fintech, Health, Insurtech nos estágios de maturação de produto ou expansão são benvindas para discussão”, complementa Minas. As startups candidatas para receber aporte são oriundas do programa inovaBra startups e de parceiros estratégicos.
Conheça as empresas que receberam aportes:
– Rede Frete Fácil – startup brasileira com solução para contratação de fretes rodoviários. A empresa desenvolveu uma plataforma tecnológica (website/aplicativo) para oferecer serviços de inteligência na contratação de fretes, incluindo localização de veículos disponíveis, divulgação de cargas, otimização de circuitos e gestão de contratação. A plataforma permitiu uma oferta mais robusta de soluções de transporte via Bradesco Cartões, particularmente no produto Cartão Bradesco Transporte. A empresa participou da primeira edição do programa inovaBra startups.
– Semantix – Semantix é uma empresa especialista em inovação e transformação digital com foco na computação cognitiva especialmente nas verticais de Big Data, Analytics, IoT, Processamento de Linguagem Natural e Inteligência Artificial. A Semantix oferta soluções de fim a fim, desde o treinamento, passando pela consultoria, desenvolvimento, sustentação, suporte e revenda de soluções de seus parceiros estratégicos além de produtos próprios no Brasil. A estratégia da empresa é investir em novos talentos, fazer parceria com laboratórios de grandes universidades brasileiras e internacionais, expandir suas operações pela América Latina e criar produtos de dados disruptivos com inteligência cognitiva.