Unisys: pouco mais de 20% das empresas brasileiras são multicloud
A Multicloud é o futuro, mas apenas 24% das companhias brasileiras usam de fato vários fornecedores na nuvem, observou a primeira edição do Barômetro de Sucesso na Nuvem, produzido pela Unisys, e divulgado nesta terça-feira, 26/11, em São Paulo. A pesquisa mostra que nove em 10 empresários brasileiros já perceberam os benefícios do uso das nuvem, número bem acima do registrado mundialmente- 66%. O levantamento da Unisys entrevistou 1.000 líderes seniores de TI e de negócios em 13 países, incluindo o Brasil.
Um dos pontos mais críticos para o uso da nuvem – a segurança – segue sendo um ponto ainda a ser discutido, mas há se desfaz o mito que a nuvem não é segura, ela requer cuidados como qualquer outra tecnologia, afirma Guilherme Artuso, diretor de cloud computing da Unisys para a América Latina. Do ponto de vista de mercado, a Unisys se posiciona como um orquestrador no negócio de cloud, ou seja, como um integrador de soluções. “Há ainda muita aplicação legada que não vai para a nuvem. E gerir esse recurso legado com o que está na nuvem exige uma orquestração, que nós Unisys, nos preparamos para fazer”, adicionou Artuso.
O presidente da Unisys para a América Latina, Eduardo Almeida, assumiu que há três verticais centrais de atuação da Unisys: governo, finanças e varejo. “Governo e varejo precisam muito fazer a jornada efetiva para a nuvem. Temos um grande mercado para conquistar, até pelo resultado da adesão ao multicloud”, pontua.
O Barômetro de Sucesso na Nuvem aponta ainda que:
• Quase a totalidade (95%) das empresas brasileiras que adotaram a nuvem como parte central da estratégia de negócios viu grandes ou moderados avanços trazidos pela migração;
• Apenas um terço (33%) dos líderes que adotaram a nuvem como parte menor da estratégia de transformação dos negócios teve expectativas excedidas ou atingidas em grande parte com o processo de transformação digital em cloud;
• Entre todos os entrevistados, 56% dos líderes de negócio da América Latina relataram estar extremamente ou muito preocupados em serem superados pelos concorrentes.
• No ranking global, que avalia a evolução das organizações na jornada para a nuvem em uma escala de 0 a 100, o Brasil atingiu 66 pontos – a pontuação mais alta ente todos os países avaliados – 17 acima da média mundial (49 pontos) e 10 a mais em relação à média da América Latina (56 pontos).
Apesar de quase todos os entrevistados (95%) afirmarem ter migrado para a nuvem em algum nível, o uso da multicloud ainda é baixo (24%) – valor alinhado com os resultados mundiais. No entanto, os usuários de multicloud disseram que veem a nuvem como elemento essencial para manter a competitividade:
• Três em cada quatro (76%) afirmaram que, se não migrassem para a nuvem, estariam um pouco ou extremamente preocupados com o fato de um concorrente sair na frente em inovação;
• 48% estariam preocupados em ser superados por um concorrente;
• Um terço (33%) estaria preocupado em se ver até forçado a abandonar os negócios por não inovar.
Para conhecer outros resultados, ter mais informações sobre o Barômetro de Sucesso na Nuvem™ da Unisys 2019 e fazer o download do relatório, visite http://www.unisys.com/cloudbarometer.