Uso mais comum da ‘nuvem’ é para gestão de conteúdo, e-mails e arquivos
Uma pesquisa feita pela empresa alemã de monitoramento de redes Paessler indica que os usos mais comuns da computação em nuvem ainda envolvem aplicações básicas como email e troca de arquivos, segundo levantamento junto a 2 mil gestores de TI em 120 países – dois terços deles de micro e pequenas empresas.
“Os resultados mostram que as funções mais populares são a hospedagem na web, blog e gerenciamento de conteúdo (39,2%), e-mail (32%) e compartilhamento de arquivos (32,2%)”, diz a empresa.
No entanto, os gestores de TI planejam implementar aplicações de negócios mais complexas em 2018. As mais populares incluem monitoramento de rede (34,6%), backup (33,9%), vendas, CRM e sistemas de emissão de bilhetes (35,4%).
Há uma alta aprovação geral da nuvem – 80% dos entrevistados avaliam como uma tecnologia positiva – muitos deles ainda estão céticos sobre certos aspectos dessa tecnologia. Especificamente, a segurança dos dados se destacou como a maior preocupação para 44,7% que dizem ser este um grande obstáculo e um adicional de 41,3% dos participantes acreditam que é algo preocupante.