O Convergência Digital estará em recesso entre os dias 23/12/2024 e 13/01/2025. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará em regime de plantão. A equipe do portal deseja a todos os seus leitores e parceiros um ótimo Natal e um feliz 2025!

Cloud

Whatsapp vai oferecer APIs em nuvem para atrair PMEs

O WhatsApp anunciou que vai oferecer serviços gratuitos de API baseados em nuvem em um esforço para obter mais empresas usando o aplicativo, disse o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, na quinta-feira, 19/5

A empresa já tem o API do WhatsApp Business, o primeiro produto corporativo gerador de receita para o aplicativo de mensagens gratuito, onde as empresas pagam o app por mensagem e podem usar a plataforma para direcionar as comunicações do cliente para outras linhas como SMS, e-mail, outros aplicativos e muito mais.

A API do WhatsApp Cloud é essencialmente uma versão baseada em nuvem hospedada pela Meta e voltada principalmente para pequenas empresas, reduzindo o tempo de integração de semanas para minutos, disse a empresa. Assim como a Business API, a Cloud API também é gratuita.

Zuckerberg, falando no evento “Conversations” da Meta, disse que a oferta significa que “qualquer empresa ou desenvolvedor pode acessar facilmente nosso serviço, construir diretamente no WhatsApp para personalizar sua experiência e acelerar o tempo de resposta aos clientes usando nosso seguro WhatsApp Cloud API hospedada pelo Meta.”

O WhatsApp já possui uma API, ou tipo de interface de software, para que as empresas conectem seus sistemas e participem de chats de atendimento ao cliente no serviço, o que gera receita para o Meta. A Meta, que comprou o WhatsApp por US$ 19 bilhões em um acordo histórico de 2014, disse que as empresas não poderiam enviar mensagens para as pessoas no WhatsApp a menos que elas solicitassem ser contatadas.

O WhatsApp também anunciou que planeja fornecer recursos pagos opcionais como parte de um novo serviço premium para usuários de seu aplicativo de negócios especializado, voltado para pequenas empresas. Esses recursos, que ainda estão sendo desenvolvidos, incluirão opções para gerenciar bate-papos em até 10 dispositivos e links personalizados de clique para bate-papo que as empresas podem postar em seus sites e compartilhar com os clientes.


Botão Voltar ao topo