XP Inc. possui quase 5 petabytes de armazenamento de dados
Os números da XP Inc. com tecnologia são impressionantes. A empresa, que se classifica como de tecnologia, apesar de ter como negócio-fim o mercado financeiro, possui 4700 cores de rede que possuem mais de 144 terabytes de memória e quase 5 petabytes de armazenamento de dados consumidos através de uma arquitetura convergente, revelou o gerente de network, Raniere Tesser, ao participar do Dell Technology Forum, na capital paulista.
O modelo de contratação escolhido para suprir a demanda de tecnologia foi a de serviço, por meio do serviço APEX, disponibilizado pela Dell. A empresa oferece software, serviço e hardware como demanda, de acordo com o pico de demanda do cliente, replicando o modelo de cloud computing.
A XP também usa a arquitetura hiperconvergente da fabricante. “Nós não temos a ambição de ser concorrente de nenhuma empresa de tecnologia, mas queremos, sim, ser o melhor fornecedor de serviço de tecnologia para o nosso cliente”, acrescentou o VP de Tecnologia da XP Inc., Eduardo Berti.
O executivo deixou claro que o modelo de tecnologia exigido pela XP Inc. é o da simplicidade. “Temos pavor de arquiteturas macarrônicas onde não temos como gerenciar”, sentenciou o executivo. Segundo ele, o mundo passa por uma avalanche de dados, que precisam se tornar informações para as empresas. “Nós precisamos muito saber onde investir o próximo dólar. Tecnologia está cara e precisamos fazer o investimento certo e comprar por demanda é, hoje, a melhor opção”, completou Eduardo Berti.