Inteligência Artificial: muito por fazer ainda no setor financeiro
O setor financeiro é um dos mais avançados no uso da inteligência artificial, mas há muitas oportunidades para serem exploradas, diz a diretora de dados, IA apps e automação da IBM Brasil, Marcela Vairo.
Segundo a especialista, é a hora de ir além do atendimento ao cliente e usar a tecnologia de IA na prevenção de fraudes, no combate aos crimes cibernéticos e na gestão dos processos, ponto central para criar serviços melhores ao correntista. “Pesquisa mostra que 49% das empresas brasileiras já usam IA. O setor financeiro é um dos que mais usa, mas podemos fazer muito mais”, sustentou.
Ainda de acordo com a diretora da IBM Brasil, Inteligência Artificial e multicloud têm sinergias relevantes. Mas Marcela Vairo lembra que a IA tem de estar preparada para trabalhar com os dados que estão espalhados pelas várias clouds e com os que estão dentro de casa. “Fazer a gestão desse processo com IA é importante. Cloud facilita muito, mas pode gerar custos não desejados”, pontua.
Um dos pontos críticos da IA, a falta de talentos, começa a ganhar ferramentas para minimizar esse impacto. Uma delas, conta a executiva da IBM Brasil, é o Watson CODE, criada para aumentar a produtividade do desenvolvedor. Novas versões estão por vir para OpenShift e também para mainframe, antecipa Marcela Vairo. Assistam a entrevista com a diretora de dados, IA apps e automação da IBM, Marcela Vairo.