Open Finance: bancos têm de inserir serviços à jornada diária do cliente
Os bancos tradicionais terão de agir , e rápido, para reduzir o desequilíbrio com os concorrentes nativos digitais, afirma o CEO da Topaz, do grupo Stefanini, Jorge Iglesias.
Para angariar adesão massiva como o PIX, o Open Finance tem que mostrar benefícios. Ou o necessário consentimento para compartilhamento de dados será mais concentrado entre os bancos digitais.
“A adesão é maior dos bancos digitais porque o público já é nativo digital. Mas esse desequilíbrio vai diminuir com uma comunicação mais efetiva aos clientes da necessidade de fazer os consentimentos porque vão ter benefícios”, avalia o CEO da Topaz, do grupo Stefanini, Jorge Iglesias, em entrevista dada durante o Febraban Tech 2023.
“A proposta é criar novos modelos de negócios. Mas é uma construção. A adoção do Open Finance ainda não é massiva comparada ao PIX, porque não está claro o benefício gerado. Já há cases, há produtos muito mais personalizados. E tem uma curva de amadurecimento. A adoção massiva vai acontecer quando a sociedade compreender os benefícios”, reforça Iglesias.
Em especial, acredita, a tendência é inserir transações financeiras no contexto da jornada digital diária dos clientes. “Transações instantâneas, embebidas no contexto diário, são o futuro. Operações dentro do Whatsapp, do aplicativo de comida, do aplicativo móvel. Nossa rotina tem que estar atrelada à jornada financeira.”