Febraban Tech 2023

Para a AWS, Open Finance será tão relevante como é hoje o PIX

Apesar de entender o movimento para a multicloud como sadio, o diretor geral da AWS Brasil, Cleber Morais, destaca que a predominância de uma tecnologia pode ser diferencial competitivo para os clientes.

Especial Febraban Tech 2023

Os bancos brasileiros abraçaram completamente a computação em nuvem, como evidenciaram os debates durante a FEBRABAN TECH 2023. E vários deles avançam para a multinuvem como nova estratégia. Para a AWS, maior fornecedora do mundo e presente nas maiores instituições financeiras, trata-se de um movimento sadio de busca por alternativas. Mas uma arquitetura na qual uma tecnologia predomina acaba trazendo melhores resultados, defende o diretor geral da AWS Brasil, Cleber Morais.

“Os bancos procuram alternativas e isso é sadio. E os bancos que utilizam melhor a nuvem são aqueles com predominância de uma tecnologia. Ou seja, têm um percentual maior de utilização daquela empresa, e no caso dos grandes bancos a AWS, da qual conhece mais os produtos, usa melhor a tecnologia e tem do melhor em relação à quantidade de consumo, à inovação tecnológica e às oportunidades da equipe de conhecer os produtos”, afirmou o executivo em entrevista à Convergência Digital.

Morais destaca o peso das questões técnicas e o fato de que as pessoas envolvidas acabam também conhecendo melhor os recursos deste ou daquele fornecedor. “Quando se faz a migração para a nuvem, e os bancos têm trabalhado fortemente nisso, tem um aspecto técnico muito grande. A equipe tem que ser do que a gente chama de ‘builders’. Então é muito difícil ter desenvolvedor conhecendo várias plataformas. Ele acaba trabalhando predominantemente em uma arquitetura. E essa arquitetura é onde ele consegue tirar o melhor. Por mais que a gestão seja mais complexa, a predominância de uma nuvem faz o diferencial competitivo”, disse Morais.

O executivo também destacou a importância da nuvem para a implementação do Open Finance, com uso intenso de análise de dados, e aposta que em breve esse movimento se tornará tão natural e consolidado como foi visto com a implementação do PIX.


“O PIX, quando foi lançado, teve um tempo de conseguir uma penetração grande e hoje já é a maior forma de meio de pagamento. O Open Finance passa pelo mesmo. A partir do momento que as instituições financeiras fomentarem o compartilhamento de dados e isso for benefício para os usuários, de forma a ter redução na taxa de juros, um seguro melhor, é o segredo. Especialmente com a IA generativa, que começa a ter uma expansão grande e traz oportunidade gigantesca em um segmento no qual o Brasil sempre foi um diferencial enorme globalmente, que é o mercado financeiro.

Botão Voltar ao topo