Serpro turbina serviços digitais para conquistar os municípios
Objetivo é ir além do governo federal como prestador de serviço. Um dos produtos é o Notifica.br, que usa dados dos cidadãos para permitir mensagens sob medida a grupos específicos, como alvos de campanha de vacinação ou moradores próximos a desastre.
O Serpro anunciou durante o Febraban Tech 2023, que acontece de 27 a 29 de junho, o lançamento de mais um produto voltado a governos para além da administração federal. A estatal vai oferecer a partir da próxima semana o serviço Notifica.br, que permite usar dados dos cidadãos para enviar mensagens sob medida a públicos selecionados, seja para políticas públicas ou para alerta de desastres.
“O Notifica.br é uma plataforma que vai notificar o cidadão diretamente. E isso não quer dizer enviar mensagem a todos os cidadãos. Ela pode ser classificada. Por exemplo, em uma estratégia de vacinação com alvo em crianças de tal e tal idade, a mensagem vai chegar para aquele pai, aquela mãe diretamente. O sistema identifica e envia mensagem via push, e-mail ou SMS”, revelou o superintendente de Relações com Clientes de Governo Digital do Serpro, Alexandre Ávila.
“É uma forma de se aproximar do cidadão para fazer políticas públicas. A plataforma vai ser lançada na próxima semana, ainda voltada para governo, estados e municípios”, destacou o superintendente do Serpro. A oferta a entes federados vem na esteira de outro produto da estatal, lançado no ano passado, e que agora já está em uso por 10 municípios no País. Trata-se do Cidades Gov.br, que fornece às gestões locais as mesmas capacidades de atendimento do portal nacional Gov.br de serviços públicos digitais.
“Pegamos toda a experiência do Gov.br e levamos isso para o municípios. Agora chegamos a 10 municípios contratados, plenamente em uso, como Araguaína (TO) ou Tibau do Sul (RN). A gente pega tudo aquilo que o cidadão está acostumado a navegar no Gov.br, com o mesmo login, e ele tem acesso a serviços de ‘tapa buraco’, matrícula escolar, colocando para o município de forma simples, sem que ele precise contratar pessoas para isso”, disse Alexandre Ávila.
Para o Serpro, o produto é atrativo aos municípios por exigir poucos recursos e pessoal. “A grande vantagem é já usar o login do Gov.br. Já são mais de 50 milhões de brasileiros cadastrados, o que facilita para o cidadão entrar no sistema. Com isso, ele tem acesso direto a um portal com serviços. E já vem com toda a parte de cibersegurança, treinamento, que a gente mantém para os municípios. O portal é todo integrado, nem precisa integrar as APIs. É bem simples de usar e não exige um corpo técnico grande para utilizar. Até por isso vem crescendo.” Alexandre Ávila conversou com a CDTV, do portal Convergência Digital.