Sicredi define estratégia de nuvem com infraestrutura como serviço da Dell
Cooperativa, que se transformou em uma instituição financeira, conseguiu reduzir os custos em 20%, o espaço em disco em 85% e o consumo de energia em 78%.
Em um dos painéis apresentados na terça-feira, 27/6, no FEBRABAN TECH, evento que acontece na capital paulista até esta quinta-feira, o Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina, contou como vem utilizando o modelo IaaS da Dell para obter benefícios da nuvem em seu ambiente on-premises. Durante o painel, os coordenadores de infraestrutura de TI do banco, Marco Palma e André Hamerski, revelaram como o modelo foi construído e que vantagens ele trouxe para a instituição.
No encontro, mediado pelo executivo de contas da Dell Gustavo Tubino, os coordenadores relataram a jornada para a nuvem do Sicredi, iniciada em 2017. “Foi naquele ano que criamos nossa primeira estrutura de plataforma digital”, comentou Palma. Em 2019, a instituição desenvolveu um portal para desenvolvimento de cloud híbrida e, em 2020, seu primeiro portal integrado de cloud híbrida. “Foi aí que mergulhamos na estratégia de cloud, tentando entender o futuro da cloud pública e o que fazer com nosso data center”, disse.
Hamerski lembrou que, até ali, o time técnico do Sicredi tinha um olhar muito focado em funcionalidades, o que gerava problemas. Além disso, o Sicredi vinha buscando unificar seus indicadores, desafio levado também para a área de infraestrutura. Foi nessa época que o banco decidiu adotar o modelo IaaS, oferecido pela Dell.
O modelo prevê o investimento em recursos de nuvem privada para gerenciar cargas que não podem ser movidas para a nuvem pública. Para reduzir a complexidade desse tipo de ambiente, a Dell oferece uma solução de datacenter-como-serviço totalmente gerenciada, com a infraestrutura em nuvem instalada no local no data center do núcleo e em locais de borda da organização, fornecendo os benefícios do serviço em nuvem para cargas de trabalho no local.
“Para empresas que estão buscando eficiência e agilidade, esse modelo se encaixa perfeitamente”, afirmou Hamerski. Ele revelou que, com o modelo, o Sicredi conseguiu 20% de redução de custos, 85% de redução de espaço em disco e 78% de redução no consumo de energia. “Além disso, a Dell nos ajudou a construir um modelo de custo de infraestrutura que nos permite identificar os custos de cada componente”, acrescentou.
Outra vantagem é a agilidade para novos projetos e picos de utilização, já que o Sicredi paga somente pelo uso da infraestrutura. A condição é essencial, já que o Sicredi vem crescendo em média 20% ao ano e conta hoje com cerca de 7 milhões de associados. “O modelo de contratação casou com a estratégia do Sicredi. Precisamos de agilidade e a infraestrutura on-premises e nosso data center precisa oferecer ao negócio a mesma experiência que qualquer negócio na nuvem, e hoje conseguimos ter isso.”
À CDTV, do portal Convergência Digital, Miguel Carminate, diretor de Vendas Diretas da Dell, contou como foi o modelo usado pela Sicredi e as vantagens do IaaS na migração para a nuvem.