Febraban Tech 2023

Silvio Meira: Há uma espécie de surto coletivo em relação à Inteligência Artificial

Cientista-chefe da TDS Company e fundador do Porto Digital diz que o Brasil não terá diferencial competitivo se não incluir mais negros, mais pessoas periféricas e mais desafiadoras em TIC. "Se não for assim, não vai mudar nada", sustenta.

Especial Febraban Tech 2023

Há uma espécie de surto coletivo em relação à Inteligência Artificial no mundo e no Brasil, e o País só poderá desfrutar da tecnologia se incluir mais negros, mais pessoas periféricas, mais desafiadoras em TIC, advertiu o cientista-chefe da TDS Company e fundador do Porto Digital, Silvio Meira.

“O Brasil está tão perto quanto o resto do mundo está em aproveitar as oportunidades de IA, mas ao mesmo tempo estamos muito longe”, salientou Meira, em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital. Para ele, a IA generativa vai acontecer, até porque foi uma tecnologia que chegou aos 100 milhões de usuários em seis meses, fato nunca ocorrido com uma tecnologia no mundo. Mas o cientista alertou: “muita gente começou a usar muito mal.”

Sobre o Brasil aproveitar o diferencial competitivo, Silvio Meira foi taxativo: só vai acontecer se o País inluir mais negros, mais pessoas periféricas e mais desafiadoras em TIC. “A eletricidade não mudou o Brasil, e a internet mudou muito pouco”, lamentou. Assista à entrevista com o cientista-chefe da TDS Company e fundador do Porto Digital, Silvio Meira.


Botão Voltar ao topo