Huawei: banda larga fixa e 5G caminham juntos e Inteligência das Coisas se une à IA
A banda larga fixa e o 5G caminham juntos e são os responsáveis pela evolução dos serviços no Brasil e no mundo, afirmou o vice-presidente de Relações Públicas da Huawei na América Latina, Atilio Rulli. Segundo ele, as duas tecnologias são estratégicas. “Elas se unem. A fibra óptica é essencial para a banda larga móvel”, pontuou o executivo.
Ele disse que, apesar de o Brasil estar começando a sua jornada no 5G, a evolução para o 5,5G é uma realidade. “Os organismos internacionais já estão padronizando e o mundo se prepara para o 5,5G e para o 6G, assim como está vindo a nova geração da banda larga fixa”, observou Rulli.
A Huawei fechou um acordo com a União Internacional de Telecomunicações (UIT) para um estudo sobre as tendências de banda larga fixa na América Latina. “A UIT vai entregar os resultados em quatro meses. A ideia é mapear o cenário para entendermos como massificar a tecnologia”, detalhou.
Sobre o futuro, Atilio Rulli aposta firme na chegada da Inteligência das Coisas, uma evolução da Internet das Coisas. “Hoje, os dispositivos de IoT são muito reativos. A Inteligência das Coisas permitirá a interação entre máquinas e entre homens e máquinas. E não apenas para a sua geladeira fazer uma lista do que está faltando, mas também para uma operadora agir antes de uma falha no seu sistema de fibra óptica”, exemplificou.
Sobre os 25 anos da Huawei no Brasil, Atilio Rulli falou dos planos da companhia com atenção à sustentabilidade e à expansão do ecossistema de parceiros. Assistam à entrevista com o VP de Relações Públicas da Huawei na América Latina, Atilio Rulli.