Futurecom 2023

TIM: Desligamento do 2G e 3G é incentivo para a migração da IoT para o 4G

O desligamento das redes 2G e 3G, sinalizado pela Anatel durante a Futurecom 2023, será um incentivo à migração para as redes 3G e 4G, acredita o diretor de desenvolvimento de mercado IoT & 5G, Alexandre Dal Forno. Segundo ele, a Anatel terá um planejamento cuidados para o desligamento, mas o trabalho com os clientes já deve ser incentivado.

“O mercado de POS já está migrando porque a maquininha hoje faz mais do que apenas receber dinheiro. O mercado M2M terá de ser incentivado, mas também vai mudar”, acredita Dal Forno. À CDTV, do portal Convergência Digital, o executivo diz que a TIM apostou em dois padrões: o NB-IoT e o CAT-1, ambos endossados pela China, o país onde há mais dispositivos conectados. “A TIM hoje já tem 4900 cidades cobertas com NB-IoT. Não existe Internet das Coisas sem conectividade”, afirma.

A tecnologia CAT-1 é indicada para operações com elevado consumo de dados (pacotes grandes), e precisam de transmissão de dados contínua ou em tempo real. Por isso, o chip CAT-1 é mais utilizado em aplicações de rastreamento veicular e em segurança patrimonial.

Já a tecnologia NB-IoT é indicada para aplicações onde o tempo de resposta do dispositivo para o envio de dados não é importante. É ideal para sistemas mais simples, com baixíssimo consumo nas transmissões de dados. Chips NB-IoT são utilizados, principalmente, em projetos de Cidades Inteligentes, Smart Cities, utilities, Smart Grid, agricultura inteligente, ou agricultura de precisão. Assistam a entrevista com o diretor de Desenvolvimento de mercado IoT &5G da TIM Brasil, Alexandre Dal Forno.


Botão Voltar ao topo