Embraer, Natura, Randoncorp e Vale disputam o título de empresa mais inovadora durante o SAP Now Brasil
A inovação terá um lugar de destaque durante o SAP Now Brasil, que acontece nos dias 3 e 4 de setembro em São Paulo. O evento será palco de uma das disputas do primeiro torneio de inovação promovido pela SAP na região da América Latina e Caribe (LAC). Natura, Embraer, Randoncorp e Vale entram em campo para disputar o título de equipe com a aplicação de negócio mais inovadora no Brasil, desenvolvida a partir de soluções de Inteligência Artificial Generativa e ferramentas low-code/no-code da SAP.
Os vencedores das edições SAP Now no México (25 de julho), no Chile (29 de agosto), no Brasil (3 e 4 de setembro) e na Colômbia (12 de setembro) vão disputar o título de empresa mais inovadora da região da América Latina e Caribe, em outubro. As regras são as mesmas nos quatro países em que a competição acontece.
A primeira edição aconteceu no SAP Now México, realizado em 25 de julho, onde a América Móvil foi a grande vencedora com uma solução de logística que combinou o uso de IA generativa, georreferenciamento, automação e analytics.
Dois dias antes do SAP Now Brasil, os times de inovação das quatro empresas vão se juntar às equipes da SAP, na sede da companhia, em São Paulo. As equipes rodam a dinâmica de SharkTank invertido. O nome da dinâmica foi pensando desta forma, porque quem faz o pith é a empresa. Diante de um time de startups, as empresas expõem um desafio de negócio e detalham como pretendem solucioná-lo por meio da combinação de tecnologias disruptivas, como IA generativa e analytics.
Na etapa do Torneio de Inovação LAC 2024 da SAP, realizada no Brasil, a banca avaliadora será composta pelas startups goflux, tachyonix e Solena. Todas as três são parceiras da SAP e possuem soluções na SAP Store. Matheus Souza, Chief Innovation Officer na SAP LAC, diz que cada companhia poderá trazer times com até cinco integrantes para interagir com as equipes de inovação da SAP.
“Durante dois dias, as empresas vão criar protótipos baseados no desafio do negócio usando IA generativa. Ao fim dessa jornada, as startups selecionam dois cases, que vão disputar a final no primeiro dia do SAP Now Brasil. No duelo final, durante o evento, o vencedor também será escolhido pelas startups”, detalha Souza.
A trilha que leva ao pódio da inovação traz critérios bem definidos. Souza ressalta que, na primeira fase para seleção, os critérios avaliados são: Impacto da Solução no Negócio; Storytelling (a forma como foi exposto o desafio do negócio, se foi fácil de entender, por exemplo); Criatividade do material de apresentação; Exploração de protótipo (que levam em consideração, por exemplo, facilidade e usabilidade do protótipo, interface intuitiva etc); Requerimentos técnicos.
Na fase 2, os avaliadores, além de considerarem todo o conjunto de critérios da fase 1, analisam como as funcionalidades de IA incorporadas no protótipo contribuem para solucionar o desafio apresentado. As startups que compõem a banca também verificam se as funcionalidades do protótipo são consistentes com o objetivo do negócio. Portanto, não basta usar IA, é preciso que a adoção da tecnologia tenha aplicação transparente e articulação com o negócio.