Farmacêutica Cimed limpa dados para avançar na nuvem
A Cimed é hoje uma das maiores farmacêuticas brasileiras, com uma cadeia bastante verticalizada, composta de negócios que incluem uma gráfica, duas fábricas de medicamentos, 26 centros de distribuição, 1.200 representantes comerciais e cerca de 90 mil farmácias parceiras. A empresa, que em 2021 migrou seu datacenter on-premises para a nuvem do Google, passa agora por um processo de migração do SAP ECC para o S/4HANA na nuvem pública através da oferta RISE with SAP.
Em 2023, realizou um pré-projeto em que limpou cerca de 41% das customizações em seu ambiente. Foram cinco ondas de organização e limpeza de dados, buscando alinhar-se à proposta de clean core da SAP, que prevê o mínimo de customizações possíveis no núcleo do ERP.
Atualmente, a empresa trabalha na migração do ERP de fato, por meio da qual passará para a nuvem todos os módulos de back-office, logística, produção, entradas e saídas, manutenção e controle de qualidade. O go-live está previsto para o início de janeiro, mas a definição da data ainda depende de algumas peculiaridades impostas pela indústria farmacêutica.
Domingos Bruno, diretor executivo de tecnologias digitais da Cimed, conversou com o Convergência Digital durante o SAP NOW 2024. Na entrevista, o executivo detalhou os objetivos da companhia em manter-se ágil. Confira a íntegra da entrevista do executivo da Cimed à CDTV.